Amazonas Saúde Itinerante leva jornadas de cirurgias de catarata ao interior

As pessoas que necessitam do tratamento não precisarão se deslocar até a Capital.
24/03/2015 08h00 - Atualizado em 24/03/2015 02h32
Foto: Kamilo Marinho

Fonte: Assessoria de Comunicação

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, realizará jornadas de cirurgias de catarata em três municípios do interior, nesta semana. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as ações serão levadas a Borba, Eirunepé e Itamarati.

Em Borba, o atendimento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) começou ontem (23) e vai até quarta-feira (25). Em Itamarati a programação acontece na quarta e quinta-feira (25 e 26). Em Eirunepé, as cirurgias oftalmológicas serão realizadas quinta e sexta-feira (26 e 27). “Nesse município também estamos, durante toda esta semana, com uma jornada de consultas com o oftalmologista, que inclui o fornecimento de óculos para os casos em que houver prescrição médica”, detalhou Alecrim.

Neste mês de março, o Amazonas Saúde Itinerante já havia levado ao município de Humaitá uma jornada de cirurgias de catarata, que foi concluída com 72 procedimentos realizados. Na semana passada, o município de Tefé recebeu uma jornada de cirurgias corretivas de lábio leporino. De 32 pacientes que compareceram para triagem, 19 reuniram todas as condições para ser operados. “Foram 23 cirurgias no total, pois há pacientes que passam, de uma única vez, por mais de um procedimento corretivo”, explicou Joaquim Alves, cirurgião bucomaxilo da Susam, que coordenou a ação. Esta atividade teve a parceria da organização não governamental Smile Train e apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus.

Executado pela Susam, o Amazonas Saúde Itinerante tem a finalidade de ampliar a oferta de serviços de saúde no interior do Estado, para reduzir a necessidade de as pessoas se deslocarem para a capital, para consultas com especialistas ou realização de cirurgias.

Em 2014, o programa fechou sua programação com 111.872 atendimentos – entre consultas, cirurgias e exames – incluindo as ações dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI), que são executadas em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505