Programa vai qualificar presos e egressos do sistema penitenciário em Manaus

O objetivo do programa é incentivar a reintegração social por meio do trabalho.
30/03/2015 07h45 - Atualizado em 31/03/2015 11h58
Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançam, nesta segunda-feira (30/03), às 9h, o programa “De Bem com a Vida”. A iniciativa vai oferecer cursos profissionalizantes a presos dos regimes semiaberto, aberto, cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema penitenciário.

O lançamento será no auditório do TJAM, na avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul. Criado pela Lei Municipal nº 1.428/2010, o programa foi regulamentado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no ano passado e seu lançamento será marcado pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o prefeito e a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, para viabilizar a parceria do programa municipal com o projeto “Começar de Novo”, que funciona no Fórum Henoch Reis promovendo a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, David Valente Reis, disse que a primeira etapa dos treinamentos deve iniciar até a segunda quinzena de maio, mês do trabalhador. A meta do “De Bem Com a Vida”, segundo ele, é formar cerca de 100 presos nos cursos de instalador elétrico, almoxarife, auxiliares de cabeleireiro e de cozinha até o final deste ano. “A orientação do prefeito Arthur Neto é promover a igualdade de oportunidades e quebrar o receio de alguns empresários de contratar egressos do sistema prisional.

O objetivo do programa é incentivar a reintegração social por meio do trabalho das pessoas que já cumpriram penas”, disse David Reis.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso