05/05/2015 07h00 - Atualizado em 6/05/2015 05h59

Ações da terceira fase da operação SOS Enchente começa no dia 11

A meta da operação é cadastrar 2.900 famílias que estão sendo afetadas pela cheia.
Foto: Alexandre Fonseca
Foto: Alexandre Fonseca

Começa no próximo dia 11 a terceira fase da Operação SOS Enchente 2015, que visa amenizar os impactos da cheia do rio Negro às famílias moradoras da orla da cidade. Nesta fase, serão cadastradas 2.900 delas. O cadastro será feito pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que fará a avaliação socioeconômica das famílias para acesso ao aluguel social, a cestas básicas e à água potável.

Além do cadastro, a ação coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) e Defesa Civil de Manaus, será acompanhada por agentes ambientais que vão orientar as famílias sobre o descarte correto do lixo. Nesta época, com a cheia do rio, muitos resíduos se acumulam próximo às casas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também participará da ação, atendendo as pessoas e orientando sobre as doenças e os cuidados necessários para que se evite o contato com a água que se acumula nas ruas. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) também participa da ação, retirando o lixo do entorno da orla.

A cota do rio nesta segunda-feira, 4, de acordo com dados divulgados pelo Porto de Manaus, alcançou o nível de 28,28m, nove centímetros acima do registrado na mesma data no ano passado. O segundo alerta do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, divulgado no último dia 30, prevê que o rio Negro ultrapasse a cota de emergência e atinja até 29,62m em junho. Quinze bairros de Manaus devem ser afetados.

Para amenizar os transtornos e garantir às famílias a locomoção, a prefeitura já construiu por meio da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), 20 pontes de acesso em cinco bairros de Manaus. Mais 17 bairros receberão as estruturas, totalizando 3.143 metros.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505