23/05/2015 09h33 - Atualizado em 23/05/2015 11h15

Aleam terá 24 novos ”deputados” a partir de segunda-feira (25)

Por meio do Programa Parlamento Jovem, alunos do ensino médio viverão 10 dias como parlamentar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) receberá, na próxima segunda-feira (25), 24 alunos do ensino médio que irão viver 10 dias como deputados estaduais, realizando sessões plenárias, debatendo questões de interesse da população e elaborando projetos, que podem, inclusive, virar leis. A ação é parte da 8ª edição do Programa Parlamento Jovem 2015, realizada pela Assembleia Legislativa através da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

Os alunos-deputados foram eleitos por voto direto, entre alunos do ensino médio, de 22 escolas públicas e particulares, da capital e de municípios do interior do Estado, segundo informações da coordenadora do Programa, Cassandra Serejo Cabral dos Anjos. As escolas participantes são indicadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de acordo com a nota que cada instituição alcança no índice de desempenho educacional do Ministério da Educação.

Durante dez dias, do dia 25 de maio a 3 de junho, os alunos deputados passam por uma simulação de mandato de deputado estadual, com aulas sobre o funcionamento do Legislativo e participação em debates e reuniões na Casa. O aluno também será acompanhado pessoalmente por um deputado estadual, escolhido por sorteio. Nesta segunda-feira eles deverão se inteirar do funcionamento da Casa no auditório senador João Bosco Ramos de Lima, e na quinta-feira, os alunos eleitos serão simbolicamente empossados no cargo.

Os alunos deverão desenvolver dois projetos estaduais e um federal, que serão analisados em plenário no Parlamento Jovem. Os três melhores projetos serão premiados e podem ser reapresentados por deputados para tramitar na Aleam. “É uma oportunidade que esses jovens têm de vivenciar a atividade política. Aprendem muito sobre política, cidadania, democracia, voto consciente, papel dos poderes, papel dos deputados. Esses jovens passam a ter uma mudança de vida. Passam a ter outra visão de mundo”, disse a coordenadora Cassandra dos Anjos.

O Programa Parlamento Jovem teve sua primeira edição em 2008. Desde o início do programa, pelo menos 216.353 alunos de 280 instituições diferentes já passaram pelo Parlamento Jovem. O Programa também é desenvolvido nas próprias escolas, com a realização de palestras com temas como: Consciência Política e Voto Consciente.

De acordo com a coordenadora, entre os oito municípios do interior que participam do Programa, os alunos de Parintins são os mais têm se destacado nos últimos anos. “A gente percebe que eles se empenham mesmo”, disse. Também participarão da edição deste ano, alunos das cidades de Novo Airão, Presidente Figueiredo, Parintins, Iranduba, e Manacapuru. Todos os alunos do interior ficam hospedados no alojamento da Seduc.

Fonte: Da Redação

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505