07/05/2015 07h00 - Atualizado em 7/05/2015 00h21

Amazonas Energia sorteia Unidades Fotovoltaicas

Consumidores de Parintins são beneficiados com painéis de energia solar.
Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

A Eletrobras Amazonas Energia realizou, nesta quarta-feira (6), na sede da empresa, na avenida Sete de Setembro no 2414, o “Sorteio das unidades Fotovoltaicas (energia solar)”, que serão instaladas em 40 residências na cidade de Parintins.

O sorteio visa classificar as unidades consumidoras que poderão participar da pesquisa, sendo beneficiadas pelo sistema fotovoltáico, através dos quais será estudado o impacto da geração distribuída na qualidade de energia fornecida.

De acordo com coordenador do Macroprocesso de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Eletrobras, Marcelo Ximenes, os clientes sorteados terão uma redução na conta de energia elétrica. “A energia gerada pelos painéis fotovoltaicos irão abastecer as unidades consumidoras e o excedente retornará para rede de energia elétrica da distribuidora para alimentar outros consumidores”, explicou.

Ainda segundo Ximenes, 40 sistemas fotovoltaicos da geração distribuída estão incluídos dentro de um programa regulado pela Aneel, onde todas as distribuidoras de energia elétrica devem investir 0,2% da receita operacional líquida em projetos de pesquisa.

No prazo máximo de dois meses os clientes sorteados irão receber em suas residências, uma inspeção técnica para verificar se as casas tem o suporte para receber a instalação do sistema fotovoltáico. O laudo sendo aprovado, logo em seguida será realizada a instalação dos painéis.

O sorteio faz parte do andamento do “Projeto Smart Grid Parintins”, que pesquisa o modelo de referência de aplicação de novas tecnologias nas Empresas do grupo Eletrobras, envolvendo várias tecnologias voltadas para a melhoria na qualidade do serviço e no atendimento ao consumidor.

Entre essas tecnologias estão sendo trabalhadas: Leitura remota, monitoramento de transformadores, automação do sistema de distribuição, entre outros.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505