26/05/2015 17h10 - Atualizado em 27/05/2015 11h54

Comissão de Educação inicia discussões sobre o Plano Municipal de Educação nesta quarta-feira (27)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), tendo à frente a vereadora Therezinha Ruiz (DEM), começa na próxima quarta-feira (27), no plenário do Poder Legislativo Municipal, às 14h, uma série de reuniões setorizadas para discutir com a comunidade o Plano Municipal de Educação (PME). Na ocasião, serão discutidas as metas propostas no documento base do PME, elaborado pelo Fórum Municipal de Manaus (FME).

“Estamos começando às reuniões setoriais do Plano. Vamos iniciar no plenário com os representantes das zonas Oeste, Centro Oeste e Sul, e depois vamos para as comunidades”, disse a vereadora, ao divulgar a programação pré-estabelecida pela Comissão.

Pela ordem estão programadas audiências das zonas Norte e Centro-Sul, no próximo dia 2 de junho, às 15h, na Escola Municipal Raimundo Teodoro Botinelly Assunção, na rua 16 de Agosto, s/n, Riacho Doce 2, Cidade Nova; a da Zona Leste, no dia 3, às 15h, no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, na rua J, s/n, São José 2, ao lado do Shopping Grande Circular; a da Zona Rodoviária, dia 10, às 15h, na Escola Municipal Maria Leide Amorim, na avenida São João, Km 04, da Rodovia BR-174, Comunidade São João; e a do Rio Amazonas, Sede da Comunidade Bom Sucesso, no dia 11, às 9h, com saída do Porto da Ceasa, às 7h.

Therezinha Ruiz lembrou da primeira audiência pública realizada no último dia 7 de maio, onde o Plano foi debatido com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e professores. As audiências integram o ciclo de discussões sobre as metas propostas no documento base do PME, elaborado pelo Fórum Municipal de Manaus (FME). “As reuniões são para conhecer as 20 metas propostas nos planos Nacional e Municipal de Educação para os próximos dez anos e que devem ser implementados”, disse.

A vereadora explicou que o Plano Municipal de Educação é de interesse da população e da comunidade educacional, por isso a iniciativa da Comissão em expandir a discussão para a população e a comunidade educacional. A intenção é que esses representantes deem opinião e dentro das metas pré-estabelecidas saberem o que pode ser implementado.

Metas e propostas

Entre as metas pré-estabelecidas que podem surgir na discussão, como destacou a presidente da Comed, estão a questão da universalização da Pré-Escola, que atende crianças em idade de 4 e 5 anos. Segundo ela, até 2022, o Município de Manaus tem que ter 50% das crianças dessa faixa etária dentro das salas de aula.

Outras propostas que pode ser apresentada é quanto o avanço do ensino médio, que apesar de ser responsabilidade do Estado, a população pode colocar ideias, sugestões e diretrizes para que os estudantes possam concluir o curso dentro da faixa etária determinada pelo Ministério da Educação (MEC) ou escolas de tempo integral para criança da Pré-Escola e ainda a ampliação da educação especial para as demais zonas da cidade. “Hoje existe só um”, disse, ao assegurar que são várias as metas para que a população possa conhecer, discutir, sugerir e propor no sentido de que elas venham ao encontro dos seus anseios.

Therezinha Ruiz deixou claro que essa é a fase de fazer alteração. “O Plano Municipal de Educação deve vir para discussão na Câmara, onde poderá sofrer as emendas, desde que sejam viáveis de serem implementadas em um prazo de dez anos. Depois de organizado e aprovado vai para a sanção do prefeito”, explicou.

Não estão descartadas também propostas para ampliação de creches municipais. “Mas os CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) são mais urgentes, até porque temos crianças de 4 e 5 anos fora da escola”, disse. Quanto às creches, a vereadora garantiu que a Prefeitura já tem 16 terrenos e projetos para serem licitados para começar a construção de creches ainda neste ano.

Fonte: Da Redação

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505