05/05/2015 10h17 - Atualizado em 5/05/2015 10h17

Esquentam as vendas para o dia das Mães

Procon Manaus orienta consumidores de como evitar problema com compras.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a proximidade do Dia das Mães (10 de maio) e o grande movimento no comércio, a Ouvidoria Municipal, por meio do Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), orienta a população sobre atitudes que podem ser tomadas a fim de que problemas sejam evitados com as compras e trocas do período.

“A troca de mercadorias é uma opção da loja, mas antes de fazer a compra, o consumidor deve perguntar se o estabelecimento faz trocas ou não da mercadoria. Esse tipo de prática muitas vezes ocorre para fidelizar o cliente e/ou gerar novas vendas”, explica o Ouvidor do Município, Alessandro Cohen.

Com relação às compras pela internet, a orientação é procurar saber a procedência do site, se possui CNPJ, endereço, se a natureza jurídica permite tal comercialização e se existem reclamações do mesmo em sites e órgãos de defesa do consumidor.

“O atraso na entrega de um produto caracteriza descumprimento de oferta. Neste caso, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado da entrega, ou mesmo desistir da compra, com direito à restituição da quantia antecipada, incluindo o valor pago pelo frete até eventuais perdas e danos”, completa Cohen.

De acordo com artigo 49 da Lei 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), para compras efetuadas fora da loja (internet, telefone, em domicílio), o consumidor poderá desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Nestes casos, a devolução dos valores pagos deverão ocorrer imediatamente e monetariamente corrigidos. Mais informações pelo 0800 092 0111.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505