25/05/2015 14h06 - Atualizado em 25/05/2015 14h06

Saiba tudo sobre as inscrições para o Enem 2015

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País.

As inscrições para a edição de 2015 do Enem devem ser feitas entre as 10h do dia 25 de maio e 5 de junho de 2015.

Além de ser usado para avaliar a qualidade do ensino médio e as habilidades dos estudantes, o Enem também serve para conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), entrar na universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obter o Financiamento Estudantil do FIES, além de outros programas de acesso ao ensino superior e técnico.

Descubra tudo o que você precisa para fazer a inscrição no Enem 2015!

Enem 2015: Inscrição

Para fazer sua inscrição no Enem, siga o passo a passo:

1. Acessar o portal do Enem na internet: enem.inep.gov.br.

2. Informar CPF, dados pessoais e dados sobre a escola onde concluirão o ensino médio.

3. Selecionar o município onde farão a prova do Enem (local de prova).

4. Confirmar o cadastro.

5. Pagar a taxa de inscrição.

Enem 2015: Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição do Enem 2015 é de R$ 63,00. O pagamento dessa taxa é fundamental para confirmar a inscrição no Enem e os candidatos devem imprimir o boleto a partir do site de inscrição para pagamento no banco. É importante fazer esse pagamento o quanto antes, pois o prazo costuma acabar logo após as inscrições.

Alunos de escolas públicas e estudantes de baixa renda não precisam fazer o pagamento da taxa. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas públicas devidamente declaradas no Censo Escolar da Educação Básica estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

Já os estudantes de baixa renda precisam fazer o pedido de isenção da taxa, preencher o formulário de “carência socioeconômica” e cumprir alguns requisitos. Para conseguir a isenção, o estudante precisa ter cursado todos os três anos do ensino médio em escolas públicas (ou como bolsistas integrais em escolas privadas) e ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Não é necessário apresentar documentos na hora de se cadastrar par a isenção, mas é importante certificar-se de que pode comprovar os requisitos, pois o Inep pode solicitar a documentação a qualquer momento.

Enem 2015: Provas

O Enem acontece nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo), tem 180 questões objetivas e uma prova de redação. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas (horário de Brasília).

Prova do primeiro dia: o candidato tem 4 horas e 30 minutos para resolver 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 questões de Ciências da Natureza e preencher o cartão-resposta.

Prova do segundo dia: o candidato tem 5 horas e 30 minutos para resolver 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Matemática, elaborar a redação dentro do tema proposto, preencher o cartão-resposta e passar a redação para a folha de redação.

O que levar para o dia da prova

Para poder fazer a prova do Enem, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto e dentro da validade. São aceitos os seguintes documentos:

RG expedido pelas Secretarias de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Federal ou Forças Armadas, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade por lei, Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, Identidade funcional de acordo com o Decreto no 5.703, de 15 de fevereiro de 2006

Para fazer a prova, o candidato só pode levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Enem 2015: Resultado

O resultado do Enem 2015 deve ser consultado também pela internet, na página oficial do exame, onde o candidato deve consultar o Boletim de Desempenho Individual. Nesse boletim aparece a pontuação do candidato para cada uma das quatro provas objetivas e a nota final da redação.

A divulgação dos resultados do Enem costuma ser feita entre os últimos dias de dezembro e as primeiras semanas de janeiro do ano seguinte.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505