02/06/2015 17h15 - Atualizado em 2/06/2015 17h15

Campanha de prevenção à agressão acontece em escola de Manaus com teatro e palestra

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conscientizar crianças e adolescentes para o combate ao bullyng e ao preconceito, nas escolas, é a proposta do projeto “Teatro nas Escolas”, que este ano entra em sua terceira edição, com apresentações nesta quarta-feira, 3, às 9h, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção às Crianças Vítimas de Agressão”. O projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A programação será na Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, no Lírio do Vale, Zona Oeste e contará com a apresentação de uma peça teatral com o tema “Teatro Fórum: O Bullying e o Contexto da Opressão” escrita e encenada pelos próprios alunos da escola e dirigida pelos instrutores do Núcleo de Teatro da Semjel.
O projeto é realizado desde 2013 pelo Departamento de Juventude da secretaria e já atendeu aproximadamente 1.500 alunos. “Os jovens têm a oportunidade de assistir a espetáculos teatrais gratuitos, no ambiente escolar, encenados pelo Núcleo de Teatro da Semjel, com temas que abordam a conscientização para o combate à agressão, dentre outros assuntos relevantes do universo juvenil”, explicou o secretário Sildomar Abtibol.

Após a apresentação, haverá palestras e debates entre os adolescentes com profissionais da área de educação e saúde, tirando dúvidas sobre as situações abordadas nas encenações.

O subsecretário Municipal de Juventude, Rodrigo Guedes, informou que em 2015 o projeto ganhou, ainda, oficinas de iniciação teatral gratuitas, oferecidas aos jovens e ministradas pelo Núcleo de Teatro da Semjel. O Núcleo é formado por acadêmicos de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ministram oficinas de iniciação teatral nas escolas por onde o projeto já circulou.

“Esta é uma oportunidade para os alunos que já assistiram aos espetáculos anteriormente, possam também vivenciar a arte teatral. É uma forma de promover a inclusão cultural e social destes jovens, por meio da difusão de valores, aprendizado e experiências nas artes cênicas, uma vez que a arte é uma ferramenta determinante para o desenvolvimento motor e psicológico dos alunos”, considerou Guedes.

A programação também contará com palestras, distribuição de material informativo com a campanha “Todos Contra o Cyber Bullying”, além da exibição de documentários que exemplifiquem histórias reais de pessoas vítimas de bullying quando jovens e quais as consequências.

As oficinas de teatro e apresentações teatrais são dirigidas pelo Núcleo de Teatro da Semjel, formado pelas estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, Deborah Ohana e Emille Nóbrega, que ministram ao todo 40 horas de aula. Os alunos inscritos estão na faixa etária de 12 a 14 anos, que necessitem desenvolver aptidões de concentração, ritmo, postura, desinibição, escrita, leitura e expressão, tendo aulas no contra turno escolar.

Segundo a Semjel, a meta é até o final do ano levar a oficina para todas as instituições de ensino que já receberam o “Teatro nas Escolas”. Desde 2013, foram realizadas sete edições do projeto, atingindo um público de 1.500 estudantes da Rede Pública de Ensino, nas Zonas Norte, Oeste e Zona Rural de Manaus.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505