04/06/2015 07h03 - Atualizado em 3/06/2015 22h15

Clínica é interditada pela Visa Manaus

No local também funcionava um laboratório sem licença sanitária e em condições precárias de higiene e de trabalho.
Foto: José Nildo
Foto: José Nildo

A partir de denúncias anônimas de oferta irregular de tratamento oftalmológico em clínicas não habilitadas (algumas apenas com o profissional optometrista), fiscais da Vigilância Sanitária de Manaus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizaram nesta quarta-feira, 3, uma blitz na área central da cidade e interditaram o Centro de Refração Optométrico Lens Center, localizado na rua Henrique Martins, 519-A. No local também funcionava um laboratório sem licença sanitária e em condições precárias de higiene e de trabalho.

No interior do laboratório, os fiscais encontraram um ambiente sem condições mínimas de higiene para a produção de lentes, espaço insalubre com poeira procedente do corte das lentes de vidro e lixo doméstico, o que compromete não apenas a qualidade dos produtos como coloca em risco a saúde dos funcionários. Durante a ação, o técnico optométrico responsável pelo estabelecimento foi autuado e os funcionários negaram-se a prestar informações.

Com a interdição, o Centro Lens Center tem três dias para apresentar defesa. Segundo a fiscal Lyeny Dias, em consequência da gravidade das irregularidades, o estabelecimento deverá permanecer fechado até que todos os problemas estejam resolvidos.

A fiscal lembra que qualquer pessoa pode contribuir com a fiscalização de estabelecimentos que prestem serviços à população. Possíveis irregularidades devem ser informadas por meio do número 0800 092 0123.

Diferença entre as profissões

Para o cidadão comum não é muito fácil identificar as diferenças entre oftalmologista e optometrista, pois estas residem essencialmente no espectro de responsabilidades de cada um.

A Optometria trabalha fora do “órgão globo ocular”, focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão “de perto” e aplica exercícios para corrigir defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular” (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos.

O especialista oftalmológico concentra-se na saúde dos olhos, capacidade de visão, doenças e condições que podem acontecer na zona visual. Cuidar da saúde dos órgãos da visão é o objetivo deste profissional e o motivo pelo qual se especializou. Este pode diagnosticar e prescrever óculos ou lentes de contato para corrigir algum problema de visão, ou mesmo prevenir.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505