22/06/2015 15h35 - Atualizado em 22/06/2015 15h39

Projetos que tornam bares e o Quilombo do Barranco em Patrimônio Cultural são aprovados

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na sexta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade dois projetos de autoria do deputado Bosco Saraiva (PSDB), presidente da Comissão de Cultura da Casa. Eles tornam bares tradicionais e o Quilombo do Barranco de São Benedito em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Agora, os projetos de lei aguardam a sanção do Governo.

Desta forma, os tradicionais bares do Armando, Jangadeiro e Caldeira ganharão mais atenção. Considerados pontos de encontro de intelectuais, carnavalescos, e dos amantes do samba carregam parte da história da cidade de Manaus. O projeto de lei estava tramitando na Aleam desde o mês de fevereiro.

“O projeto de lei favorece essas localidades com uma regra já pré-estabelecida e mantém a tradição da cidade, memória, e história. Manaus ganha muito com a transformação desses locais em Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas. No bar do Armando e do Caldeira muitas histórias políticas, sociais e culturais aconteceram ao longo da existência de ambos.”, disse o deputado.

Já em março, o presidente da Comissão de Cultura deu entrada junto à Mesa Diretora da Casa no projeto de lei voltado ao tombamento do Quilombo Urbano de São Benedito, que fica no bairro Praça 14. Assim que sancionado o vilarejo formado por mais de 20 famílias será considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas. A medida irá preservar as tradições dos que sucederam os descendentes de escravos maranhenses.

“Esse é o segundo Quilombo Urbano do Brasil e, portanto, já foi reconhecido pelo Governo Federal. E ao tornarmos Patrimônio Cultural Imaterial do nosso Estado avançamos no sentido de poder estabelecer e definir, claramente, as políticas de incentivo a cultura voltadas para a manutenção da memória. Neste caso especifico de negritude que viveu, que vive, que construiu e continua mantendo a sua tradição no Barranco da Praça 14 de janeiro.”, declarou o parlamentar.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505