30/07/2015 14h13 - Atualizado em 30/07/2015 14h13

Agosto Dourado terá atividades de promoção ao aleitamento materno a partir deste sábado, 1º

A programação reunirá um grupo de mães e seus bebês para um momento de aleitamento livre.
Foto: José Nildo
Foto: José Nildo

O Agosto Dourado é uma estratégia que pretende oferecer maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), chama a atenção da sociedade para a importância da amamentação com atividades como a Hora do Mamaço, rodas de conversa, mobilizações no polo industrial envolvendo as mães trabalhadoras que amamentam e em creches da cidade, além de reforço das estratégias Amamenta e Alimenta Brasil nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs),.

A programação terá início no dia 1º de agosto, sábado, às 17h, no Largo São Sebastião, com a Hora do Mamaço, que vai reunir um grupo de mães e seus bebês para um momento de aleitamento livre com a difusão do tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”. Na segunda-feira, 3 de agosto, haverá a abertura oficial da Semana Nacional de Aleitamento Materno 2015, também incluída nas mobilizações do Agosto Dourado, promovido pela Semsa, na Maternidade Moura Tapajóz, às 8h30.

“O Agosto Dourado é marcado pela realização das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, representando um momento de luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada é utilizada por simbolizar a amamentação como um padrão ouro na alimentação infantil. O aleitamento materno tem extrema importância para o crescimento, aprendizado e desenvolvimento de toda criança, melhorando a imunidade contra doenças, mas também trazendo benefícios para a saúde das mães que amamentam”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

O tema da Semana de Aleitamento Materno será “Amamentação e Trabalho – Vamos Fazer Funcionar!” e foi escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças, e que se dedicam a proteger, promover e apoiar esse direito. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Maternidade Moura Tapajóz recebem decoração alusiva à campanha, com laços e adereços dourados para chamar a atenção da população para o Aleitamento Materno.

De acordo com a chefe do Núcleo da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Ivone Amazonas, o tema vai conduzir as ações de incentivo ao aleitamento materno em todo o mundo. “O objetivo é elaborar estratégias e promover discussões que incentivem e apoiem as mulheres que amamentam e trabalham, reforçando a conscientização junto aos empregadores sobre a importância da amamentação”, explica Ivone Amazonas.

A programação envolve as Unidades de Saúde da rede municipal com atividades educativas e a mobilização as empresas do Polo Industrial, o Comércio, envolvendo maternidades, unidades de saúde, Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), universidades públicas e privadas e as secretarias municipal e estadual de Educação. A Semsa trabalha ainda na ampliação do número de UBSs que são credenciadas para integrar a Rede Amamenta e Alimenta Brasil, estratégia do Ministério da Saúde – que conta com o apoio do Unicef – para elevar os índices de aleitamento materno no país.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505