06/07/2015 12h49 - Atualizado em 6/07/2015 12h49

Após 15 dias da entrega das novas viaturas, crimes reduzem 8%

O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (6).
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), nesta segunda-feira (6) aponta a redução, de aproximadamente, 8% nos registros de crimes em todas as zonas de Manaus, após 15 dias da entrega das viaturas para as Polícias Civil e Militar, comparado ao mesmo período de 2014 (16 de junho a 30 de junho).

Em todo o mês de junho, os homicídios também caíram cerca de 15%. Com 59 casos de homicídios registrados nos 30 dias deste mês, foi o menor número registrado desde 2013, neste período. Em junho de 2013 foram 66, e junho de 2014 69 registros, segundo balanço da SSP-AM.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes, as forças de segurança já iniciaram as ações para intensificar o policiamento intensivo e coibir os crimes de roubos e furtos. Ele destacou que com mais viaturas nas ruas a tendência é de redução. “Não gostaríamos de ver nenhum cidadão vitima de assalto ou qualquer outro crime. Mas é importante destacar que atuamos no sentido de reduzir os crimes, já que Manaus é uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes e os bandidos atuam na oportunidade. Com a presença das viaturas, com certeza, terão mais dificuldade”, disse.

Segundo a SSP-AM, no período pesquisado, as ocorrências de tentativas de homicídio em todas as zonas da capital, caíram 53% passando de 17 casos em 2014, para 8, no período analisado em 2015. O balanço aponta ainda que outros crimes também tiveram diminuição: latrocínio (-33,33%), estupro (-30%), homicídio (-15,63%), furto (-7,76%) e lesão corporal (-3,64%).

De acordo com Sérgio Fontes, o combate ao narcotráfico tem sido prioridade do Governo, e que as consequências das apreensões recordes, chegando a quase 4 toneladas, estão sendo combatidas pelas Polícias Civil e Militar. “Já era previsto um aumento de tentativas de outros crimes, principalmente, os roubos, e que isso seria prevenido com a chegada das novas viaturas, o que podemos ver os resultados satisfatórios em duas semanas”, disse.

Ele destaca também o aumento na produtividade do policiamento ostensivo. A localização e recuperação de veículos teve um aumento de 19,42%, passando de 103 casos no ano passado, para 123 em 2015.

As 512 viaturas entregues no período de abril a junho deste ano, nos modelos Renault Duster, S-10, Pálio Weekend e Voyage, foram destinadas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), Distritos Integrados de Polícia (DIP) de Manaus e municípios do interior, tropas especializadas da Polícia Militar e secretarias-executivas-adjuntas da SSP-AM.

Sérgio Fontes ressalta que até o final do mês de julho, 800 novas viaturas estarão inseridas, e que o número de veículos será quase o dobro do mesmo período do ano passado. “O investimento do Governo do Estado nos novos modelos de viaturas é de aproximadamente R$ 60 milhões. Os resultados tem nos mostrado que até o final do ano vamos ter uma redução ainda maior na criminalidade”, disse Sérgio Fontes.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505