20/07/2015 10h21 - Atualizado em 20/07/2015 10h21

Em greve há seis semanas, docentes da Ufam divulgam nova programação

Entre as atividades estão palestras, debates e atos públicos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Comando Local de Greve (CLG) dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou o calendário de atividades para esta 6ª semana de movimento paredista da categoria. Palestras, debates e atos públicos fazem parte da programação da paralisação de ocupação dos professores, que teve início no dia 15 de junho.

Em Manaus, a segunda-feira (20) começa com reunião do Comando Local Unificado de Greve (CLUG), às 9h, na sede da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), no Campus Universitário. Às 15h será realizada palestra com o professor João de Jesus Paes, no auditório da seção sindical. Ele é paraense da cidade de Abaetetuba, onde viveu sua infância e adolescência. Em Belém, cursou a Faculdade de Direito e a Faculdade de Letras, Artes e Comunicação, na Universidade Federal do Pará. Tem uma vasta produção, que engloba a poesia, a prosa, o teatro, o cinema e o ensaio.

Na terça (21), às 9h ocorrerá um debate sobre a saúde, com a participação do Sintesam, ADUA e as Faculdades de Farmácia, Medicina, Enfermagem e Odontologia, na sala de reuniões da Faculdade de Medicina.

Outro debate, marcado para 9h de quarta-feira (22), tem como tema a “Cobertura da imprensa sobre as greves” e ocorrerá no auditório da ADUA. Tem presença confirmada do jornalista Andrés Pascal, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a relações públicas Anne Caroline Almeida, da assessoria de comunicação da Associação da Polícia Técnico Científica, a jornalista Cínthia Guimarães, do jornal A Crítica e do portal Amazonas Atual, e o professor Antônio José Vale da Costa, do Departamento de Comunicação Social da Ufam.

Nesse mesmo dia, às 15h, será realizada Assembleia Geral Extraordinária, no auditório da ADUA. A pauta única é a escolha de delegados para o 60º Conselho do ANDES-SN (Conad).

Na quinta-feira (23), a partir de 9h haverá o ato público Movimente-se pela Autonomia, no Centro de Convivência, Setor Norte (entre FT e ICHL). Será um aulão com professores da Faculdade de Educação Física (FEF). E na sexta-feira (24) haverá curso de formação política, na sede da seção sindical.

Em Humaitá, os docentes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) promovem na terça-feira (21), às 09h, Assembleia Geral do IEAA para escolha de delegado e observador para o 60º Conad do ANDES-SN. Já às 14h30 haverá Cine Greve, com a exibição filme “O Jardineiro Fiel”.

Ocorrerá debate e grupo de estudo sobre a ação do Banco Mundial nas políticas educacionais na quarta-feira (22), às 09h. Na quinta-feira (23), a partir das 18h30 está agendada a realização de Atividade Cultural da Greve, com música produzida por docentes e discentes do instituto. Sexta-feira (24), às 14h30 tem Cine Greve com o filme “Água”.

A pauta de reivindicação de greve dos professores federais inclui a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira e a valorização salarial de ativos e aposentados. Além disso, os docentes, com apoio de técnico-administrativos também em greve e estudantes que lutam contra o corte de recursos da Educação.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505