21/07/2015 14h14 - Atualizado em 21/07/2015 14h15

Governo do Estado assinará marco regulatório da pesca manejada do pirarucu

A assinatura ocorrerá no “Seminário: Gestão da Pesca Manejada do Pirarucu”.
Foto: Sepror
Foto: Sepror

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), assinará, no próximo dia 23, o marco regulatório da pesca manejada do pirarucu no Amazonas, durante a abertura do “Seminário Estadual: Gestão da Pesca Manejada do Pirarucu”, que acontecerá no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) campus zona Leste, a partir das 8h30h.

A iniciativa é inédita em relação à espécie (Arapaima gigas) considerada pré-histórica e cuja cadeia reprodutiva ainda está em estudo. O decreto traz a normatização e o estabelecimento de regras para uma atividade realizada de modo artesanal e que visa garantir melhoria da renda para o pescador, além da preservação do pescado. Com isso, o Governo do Amazonas pretende melhorar o índice de captura na pesca manejada do pirarucu em 33%. Uma vez que hoje, os planos de manejo autorizados atingem a cota de 67%.

Seminário
O seminário que ocorrerá nos dias 23 e 24 terá a participação de 38 instituições e entre 100 a 120 representantes. Por meio de mesas redondas, os participantes trocarão experiências para normatização da vigilância dos ambientes aquáticos, uniformização das regras de uso dos recursos, da contagem dos estoques, da despesca e da comercialização da produção.

Durante todo o evento, uma equipe da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM) estará à disposição dos manejadores para esclarecer as dúvidas sobre financiamento, e mesmo para recebimento de propostas das entidades interessadas em obtenção de crédito.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505