24/07/2015 15h30 - Atualizado em 24/07/2015 15h30

Pontos de Entrega Voluntária movimentam mais de 30 toneladas de resíduos por mês

Na capital existem quatro Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mais de 30 toneladas de materiais recicláveis são recolhidas por mês nos quatro Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), os PEVs mobilizam equipes da coleta seletiva da secretaria e beneficiam quatro associações, o que representa mais de 90 catadores.

Criados para servir de posto de coleta para a população que separa o seu lixo domiciliar para reaproveitamento de resíduos, os PEVs possuem ligação direta com os catadores que ganharam, com isso, mais uma fonte de material.

“Os pontos de entrega exercem uma função social muito importante, pois incentivam a população mais próxima do ponto a separar seu lixo e levar para uma reutilização mais adequada”, explicou Adriano Rodrigues, agente de Articulação Comunitária da Semulsp. Atualmente, o PEV localizado no Dom Pedro tem sido o mais eficiente, recebendo mais de 17 toneladas por mês.

A Semulsp retira uma vez por semana os resíduos recolhidos pelos PEVs e entrega aos catadores ligados às associações envolvidas nessa categoria de coleta seletiva.

Além de estimular a população a separar o lixo reciclável (embalagens de plástico, garrafas PET, papel, papelão e metais) do orgânico (restos de comida), a presença dos PEVs representa também uma fonte a mais de resíduos para as associações e cooperativas de catadores que dependem diretamente da geração de resíduos. “Os catadores são, hoje, organizados como categoria, com um trabalho humanizado e com bastante aceitação por parte da população. É importante esse contato da população com o catador. Isso está começando a gerar uma nova visão sobre o descarte de lixo. O que é muito positivo para a prefeitura”, avaliou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

Coleta seletiva
Funcionando em dois modelos: coleta porta a porta e por entrega voluntária pelos PEVs, o serviço já recolheu 5.589 toneladas no acumulado do 1º semestre deste ano. Em relação à coleta seletiva porta a porta, foram recolhidos 358 toneladas no primeiro semestre de 2015, com a média coletada por rota igual a 1,1 toneladas.

Pontos
A Semulsp mantém quatro PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em Manaus. Os espaços servem para receber resíduos recicláveis separados pela população. São eles:

– Parque do Mindu: parceria com a Eco Recicla
– Parque dos Bilhares: parceria com a Calma
– Lagoa do Japiim: parceria com a Lixo e Cidadania
– Dom Pedro – parceria com a Arpa

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505