28/07/2015 10h26 - Atualizado em 28/07/2015 10h26

Prefeitura inaugura mais uma UBS e leva atendimento para quatro mil pessoas no Japiim

A unidade Básica de Saúde é a 27ª da atual administração.
Foto: Alex Pazuello
Foto: Alex Pazuello

O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou, na segunda-feira, 27, a 27ª Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua gestão. Localizada na rua São Sebastião, no Japiim, zona Sul, a UBS S-33 terá capacidade para atender até quatro mil pessoas na área de abrangência. O prefeito chegou ao local do evento acompanhado do senador amazonense Omar Aziz (PSD). O secretário de Estado de Saúde (Susam), Pedro Elias, também marcou presença na inauguração.

De acordo com o prefeito, a meta é continuar ampliando a cobertura da Atenção Básica para melhorar a qualidade de atendimento do Sistema único de Saúde (SUS) na capital. “Se tivermos o deferimento do pedido que fiz ao Governo Federal, por meio do senador Omar, para trocar recursos de investimentos, que exigem contrapartida nossa, por recursos para reformas, que nos liberam dessa obrigatoriedade, então vamos fazer uma expansão ainda maior do que já fizemos até agora na rede de Atenção Básica”, explicou Arthur.

Ainda segundo o prefeito, o Japiim receberá outras ações do Município, com a realização do mutirão de obras na localidade e nos bairros adjacentes, bem como o reforço na limpeza urbana.

Para Omar Aziz é preciso unir esforços durante o período de crise econômica para manter a cadeia de saúde pública funcionando adequadamente, uma vez que a redução nos repasses federais está prejudicando as estruturas dos estados e municípios.

“Se a economia do Brasil não vai bem, a economia do Amazonas e de Manaus também sofrerá consequências gravíssimas. Apesar das dificuldades que o país está passando, o prefeito tem se esforçado e isso preciso ser valorizado”, defendeu o senador. “Unidade Básica de Saúde é importante para todo o sistema, porque é a porta de entrada e, muitas vezes, com a possibilidade de dar as soluções necessárias sem afogar os hospitais de referência”, concluiu.

“Estamos todos aqui reunidos hoje para que a população entenda que estamos reforçando uma parceria entre Estado e Município com o objetivo de atender bem o paciente. Usuário do SUS não tem dono, é paciente e precisa da nossa ajuda, seja no atendimento, seja em esclarecimentos de onde encontrar o serviço que procura”, reforçou Pedro Elias, secretário da Susam.

Nova unidade
A UBS S-33 mede, aproximadamente, 130 metros quadrados e passa a oferecer os serviços de consultas médica e de enfermagem em atenção primária à saúde, administração e dispensação de medicamentos, atividades de promoção e prevenção à saúde, acompanhamento de programas sociais, odontologia, além de serviços de curativos, vacinação e nebulização.

A equipe de profissionais é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, técnico de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de Saúde e assistente administrativo.

“Agora eu tenho todo o acompanhamento que preciso bem pertinho de casa”, brincou a aposentada Terezinha Tavares Carvalho, de 60 anos, que mora na rua São Sebastião e que sofre com problemas de hipertensão e diabetes.

O Japiim também conta com outras quatro unidades de saúde da prefeitura. São elas: a UBS Japiim, na rua 31; UBS Lourenço Borghi, na travessa S6; UBS S-29, na rua Penetração; e UBS S-38, na rua Nova.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505