28/07/2015 12h21 - Atualizado em 28/07/2015 12h21

Secretários de Saúde realizam reunião para afinar parceria

A parceria tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, definindo o papel do município e do Estado.
Foto: José Nildo/Semcom
Foto: José Nildo/Semcom

Os secretários municipal e Estadual de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto e Pedro Elias, respectivamente, tiveram nesta segunda-feira, 27, a primeira reunião de trabalho para afinar parcerias para ampliar e fortalecer o atendimento em saúde na capital.

A parceria tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, definindo o papel do município e do Estado, como forma de evitar a sobrecarga em unidades urgência e o equilíbrio na prestação dos serviços de saúde. “A maior estruturação da atenção primária é necessária para que, com uma prevenção melhor, possamos desafogar a rede de atenção terciária, em que hospitais tenham menos pacientes e que as pessoas possam ter problemas de suas saúdes evitados”, ressaltou Homero de Miranda Leão Neto.

A reunião contou com a participação de técnicos da Secretaria Executiva da Capital da Susam, além das Subsecretarias de Gestão Administração, e Gestão em Saúde, Departamentos de Atenção Primária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros departamentos da Semsa.

“Nós temos muitos pontos em comum, Estado e Município, e o que nós precisamos é avançar com o trabalho que já está previamente elaborado, fazer os ajustes finos e colocar em prática. Vejo que há uma vontade política muito grande do prefeito Arthur Neto nesse sentido e da nossa parte, no Estado, por determinação do governador José Melo, nós vamos avançar para pactuar e consolidar essas ações”, adiantou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias.

O encontro foi visto como um ponto de uma reoxigenação da atual situação da prestação de serviço das duas esferas e das soluções que podem ser alcançadas a partir do compartilhamento de ações, especialmente diante do desafio de atuar frente a uma série de reduções de repasses federais para as duas instituições. “No momento de crise como este que estamos vivendo, devemos otimizar ações e isso passa por fazer mais com menos. Portanto é uma obrigação nossa que nós vamos fazer com que as ações da Susam e da Semsa sejam melhores para a população com a interação dos nossos trabalhos”, pontuou Homero de Miranda Leão.

A parceria é ressaltada ainda pela possibilidade de redução de custos e mais ações de parceria na área de saúde. “Por exemplo, o paciente que dá entrada no pronto socorro tem o custo muito elevado e, se ele pode resolver o seu problema na unidade básica, é muito mais interessante que isso aconteça, com a prevenção. Tudo isso foi colocado como fator importante e que esse fortalecimento pode ser uma solução a médio e longo prazo”, relatou Pedro Elias.

A reunião foi o ponto de partida para definir o panorama geral de ações, com a intenção de afiná-las em detalhes mais específicos em encontros próximos entre as duas instituições.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505