21/07/2015 11h18 - Atualizado em 21/07/2015 11h18

Semsa abre inscrições para nova turma de Cuidador de Idosos

O curso de capacitação é gratuito.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início às inscrições para o curso de Cuidador Informal de Idosos nesta segunda-feira, dia 20. Estão disponíveis 40 vagas, no curso que tem previsão de duração de 20 horas com atividades programadas para o período de 10 a 14 de agosto, das 13h às 17h, no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz.

O público-alvo principal do curso é formado por familiares ou pessoas que já cuidam de idosos. A partir das aulas, os participantes passam a ter informações em relação aos cuidados com a saúde das pessoas idosas e, também, a respeito dos serviços de assistência social voltados para esse grupo de pessoas.

“Algumas pessoas idosas acometidas por dificuldades de saúde, como as doenças crônico-degenerativas, em algum momento, necessitam receber cuidados de familiares ou pessoas próximas, sobretudo os que se encontram acamados”, observa Graciete Andrade de Carvalho, técnica responsável pela ação de Saúde do Idoso no Disa Oeste. Ela explica, ainda, que muitos familiares, geralmente, não possuem a capacitação adequada para realizar os cuidados e procedimentos domésticos necessários aos idosos fragilizados.

O curso não é de caráter técnico-profissionalizante e vai abordar temas de saúde do idoso como as alterações fisiológicas/patológicas; atividades de vida diária; atividade instrumental de vida diária; cuidados em Primeiros Socorros; prevenção de quedas; atividade física e movimentação passiva; autonomia e Independência; síndrome metabólica (HAS; Diabete Militus; Dislipidemia; Obesidade); cuidados com medicamentos; e quadros demenciais (Alzheimer, Parkinson, etc); alimentação saudável; saúde bucal; proteção social e promoção da cidadania; política nacional da pessoa idosa; prevenção de violência contra a pessoa idosa; cuidando do cuidador; transtornos de humor e ansiedade.

O curso de capacitação é gratuito e os interessados devem se informar pelos telefones 3216-7754/3654-5475 ou 99381-9485.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505