05/08/2015 15h09 - Atualizado em 5/08/2015 15h11

Ações de educação e cultura são colocados em evidência na zona Leste

O Centro Municipal de Arte e Educação tem mais de dez anos de história na zona leste.
Foto: Lton Santos/Semed
Foto: Lton Santos/Semed

Com mais de dez anos de história nas comunidades da zona Leste de Manaus, o Centro Municipal de Arte e Educação (Cmae) Aníbal Beça, localizado no bairro São José 2, voltará a ser destaque nos cenários cultural e educacional da capital. Na manhã desta quarta-feira, 5, a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, visitou a unidade e assegurou que o espaço será recolocado na posição que merece.

Para a secretária, o Cmae Aníbal Beça realiza um trabalho edificante no coração da zona Leste, reunindo arte, cultura e educação em um único lugar. “Fiquei surpresa com o potencial do Centro de Artes Aníbal Beça, em encontrar tudo funcionando regularmente. Com as aulas de música, dança, violino, o Curumim na Lata. Vou me empenhar muito para colocar de volta esse espaço no destaque que ele precisa ter”, garantiu.

O Cmae funciona há 13 anos e atende, atualmente, em torno de 800 alunos. O centro disponibiliza 15 cursos nos turnos matutino, vespertino e noturno, para o contraturno dos estudantes da rede, pais dos alunos e demais comunitários. Entre os cursos oferecidos estão o dança, canto, violão, bateria e teatro.

Para o gestor da unidade, Jorge Farache, a ida da secretária ao Centro de Artes mostra o compromisso do poder público e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais da instituição. “Estou muito feliz em poder recebê-la e do compromisso que ela firmou conosco. Somos um total de 23 profissionais da rede, dos quais 19 são professores de artes. Quero agradecer, ainda, a parceria do Cetam, com o laboratório de Informática, e da UEA, com as aulas de danças”, destacou.

Cmae estreia Orquestra Experimental
Para comemorar os 14 anos de funcionamento, em outubro deste ano, o Cmae Aníbal Beça estreará a Orquestra Experimental. O gestor Jorge Farache explicou que a iniciativa surgiu para integrar os alunos que obtiveram os melhores resultados nos cursos oferecidos pela instituição.

“Iniciamos os ensaios com os alunos que tiveram maior destaque em nossos cursos. Acredito que já podemos nos apresentar no mês do nosso aniversário, em outubro, com coral, violino, entre outros instrumentos”, destacou.

Farache salientou, ainda, que o “Curumim na Lata” é o projeto de maior destaque do Centro de Arte, que utiliza instrumentos feitos de latas, pedaços de tambores de aço, baldes de plástico, embalagens de papelão, pedaços de madeira e outros materiais descartados que iriam para o lixo.
“Quem quiser solicitar uma de nossas apresentações de dança, música ou teatro, basta entrar em contato conosco, por meio do 3644-5295”, avisou o gestor.

As inscrições para os cursos do Cmae Aníbal Beça podem ser feitas sempre nos meses de janeiro e julho.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505