31/08/2015 18h28 - Atualizado em 16/03/2016 11h18

Cinco deputados disputarão prefeituras do interior em 2016

Candidatura municipal pode ser estratégia partidária para eleições de 2018
Foto: PSDB/ Divulgação
Foto: PSDB/ Divulgação

O deputado estadual Bi Garcia (PSDB) afirmou durante convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Parintins, no último sábado (29), que será candidato a prefeito no município. Com isso, sobe para cinco o número de parlamentares estaduais eleitos em 2014, que pretendem ser candidatos nas eleições de 2016 no interior. Na capital, pelo menos três mostram interesse em ser indicados por seus partidos, entre eles a deputada Alessandra Campelo (PCdoB).

Os deputados estaduais Cabo Maciel (PR), Vicente Lopes (PMDB), Sabá Reis (PR), e o deputado licenciado Sidney Leite (PROS) já manifestaram o desejo de se candidatarem ao cargo no interior. Cabo Maciel quer ser candidato em Urucurituba, Vicente Lopes em Presidente Figueiredo, Sabá Reis em Autazes – cidade que tem visitado com frequência nos últimos meses -, e Sidney Leite em Maués, onde também foi prefeito. Alguns deles chegaram a usar a tribuna da Assembleia Legislativa para manifestar essa vontade, como o deputado Sabá Reis.

A estratégia é aumentar o número de eleitos pelos seus partidos no interior do Estado, o que pode representar maior apoio para os ‘caciques’ dos partidos na disputa ao governo em 2018. Para o chefe do núcleo de cultura política da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ademir Ramos, a quantidade de vereadores e prefeitos que os partidos conseguirem eleger representam possíveis apoios que a legenda pode ter nas próximas eleições através da transferência de voto, quando um político eleito anteriormente pede voto para outro candidato.

Nas eleições de 2012, o PSD do senador Omar Aziz, foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos no interior, com 24 dos 61 municípios, contra 17 do PMDB, que até então dominava no interior com o maior número de prefeitos do seu partido. As candidaturas ao cargo prefeito também impulsionam as candidaturas para os cargos de vereador no município. Em 2012, o PSD, PT, PMDB, PP e DEM conseguiram preencher, juntos, 47,6% do total de vagas nos legislativos municipais. Todos tiveram candidatos majoritários nos municípios. O PSD é a legenda com maior número de vereadores, com 83 parlamentares municipais no Amazonas, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505