28/08/2015 12h27 - Atualizado em 28/08/2015 12h27

Comissão de Meio Ambiente da CMM inicia fiscalização em empresas de limpa-fossa

A fiscalização é em parceria com o IPAAM.
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Foto: Robervaldo Rocha/CMM

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (Comvipama/CMM), em uma ação conjunta com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizou blitz na empresa Israel Transportes e Comércio (ITC), localizada na rua Alfineiro, nº 3.937, no Distrito Industrial 2, na manhã desta quinta-feira (27), em atendimento às denúncias da população. Entretanto, nenhuma irregularidade foi constatada pelo grupo técnico.

“Essa ação é fruto das audiências realizadas no seio da Comissão, com empresas prestadoras do serviço de limpa-fossa e órgãos responsáveis pelo meio ambiente, na tentativa de identificar problemas ambientais e atividades irregulares. A partir de agora, vamos continuar fiscalizando as empresas para constatar algumas denúncias que chegam à Comissão”, disse o presidente da Comvipama, vereador Everaldo Farias (PV), que esteve acompanhado do vereador Joelson Silva (PHS), também membro da comissão técnica.

De acordo com o analista ambiental do Ipaam, Clemerson Tessala, a empresa, em princípio, não apresentou nenhum tipo de irregularidade. “A licença de operação da empresa está vigente. O relatório de análise repassado mensalmente para o Ipaam foi apresentado. Podemos constatar que os resíduos estão dentro dos níveis de captação e tratamento feitos de forma correta”, mencionou.

O gerente da empresa, Marcos Silva, considerou a fiscalização proveitosa. “No âmbito ambiental foi positiva, porque visa combater algumas empresas do setor que ainda estão na clandestinidade, se encontram sem o licenciamento ambiental e não possuem o compromisso com o meio ambiente”, ressaltou Marcos Silva.

A Israel Transportes e Comércio (ITC) possui Estação de Tratamento (ETE), que recebe o lodo hidro sanitário, onde os resíduos passam por um processo de tratamento. A ITC, atualmente, atende a cinco empresas, entre elas Sanitec, Emops, Sanear e Limpex.

Audiência
A Comissão de Meio Ambiente vai realizar, no dia 10 de setembro (quinta-feira), audiência com todas empresas que prestam o serviço de limpa-fossa em Manaus e órgãos ligados ao meio ambiente, para discutir critérios, procedimentos e mecanismos que viabilizem a legalização de suas atividades.

Das 35 empresas registradas na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), apenas 15 estão devidamente regularizadas, porém nenhuma possui o sistema de fiscalização de GPS, como determina o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505