20/08/2015 22h35 - Atualizado em 20/08/2015 22h35

Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão de atendimento no sábado (22)

Programação terá realização gratuita de exames de pele, sífilis e HIV.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em comemoração aos seus 60 anos de existência, a Fundação de Dermatologia e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizará neste sábado uma programação especial, que incluirá eventos científicos, atividades comunitárias, e realização de exames de pele, sífilis e HIV.

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Helder Cavalcante, a programação terá início às 8h do sábado com com um mutirão de atendimento, que será levado ao bairro Jorge Teixeira, na zona leste da Cidade, e seguirá com outras programações na sede da Fundação ao longo da semana até sexta-feira (28). “Optamos por começar com esta ação, voltada para a comunidade, para reiterar o compromisso da instituição, que há seis décadas se dedica a prestar atendimento de qualidade, altamente especializado e sempre atento às necessidades dos usuários dos nossos serviços”, disse ele.

O mutirão de atendimento programado para sábado, vai acontecer das 8h às 15h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freira, que fica na avenida Itaúba, s/nº, próximo à Feira do Produtor. A atividade vai incluir exames de pele; testes rápidos para sífilis e HIV (incluindo aconselhamento dos pacientes que realizarem o exame); e palestras educativas. A ação vai mobilizar médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de laboratório e técnicos em dermatologia.

Na terça-feira, dia 25 de agosto, às 9h, a Fuam será homenageada durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus. A homenagem foi proposta pelo vereador Ewerton Wanderlei. Na quarta e na quinta-feira, dias 26 e 27, começa a programação científica, na sede da instituição. Na quarta, das 8h às 16h, no auditório da Fuam, acontece a apresentação dos projetos de pesquisa realizados por acadêmicos do Programa de Iniciação Científica (PAIC 2014-2015), que é executado pela Fuam, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Serão apresentados os resultados de 12 projetos de pesquisas, dos bolsistas que tiveram a oportunidade de ser acompanhados e orientados por profissionais da Fuam.

Na quinta-feira, a partir das 8h, será a vez da VI Jornada Científica, que reunirá o corpo clínico, os médicos residentes e acadêmicos bolsistas do PAIC, numa rodada de palestras sobre temas como “Hanseníase – manejo clínico dos casos”, “Infecções Sexualmente Transmissíveis – aspectos clássicos”, “Câncer de pele não melanoma”, “Psoríase – aspectos clínicos e epidemiológicos”, “Leishmaniose mucosa e visceral”, entre outros. A programação se encerra na sexta-feira, dia 28, dia do aniversário de 60 anos da instituição. Às 8h, no auditório da unidade, será realizada uma solenidade oficial de homenagens a profissionais de saúde, colaboradores e instituições que fizeram parte da história da Fuam, ao longo de seis décadas.

Papel estratégico

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca o papel da instituição nas ações desenvolvidas pelo Estado, principalmente, no enfrentamento da hanseníase. Durante décadas o Amazonas liderou o ranking dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. Em 2013, conseguiu sair do grupo das áreas hiperendêmicas para a infecção. Em 2014, fechou o ano já em 18% lugar no ranking, afastando-se cada vez mais dos primeiros colocados. “A Fuam, que também tem papel estratégico nas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, é reconhecida internacionalmente pela expertise acumulada no combate à hanseníase, inclusive atuando como instituição capacitadora de profissionais de saúde, de vários países das Américas, nessa área”, disse Pedro Elias.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505