13/08/2015 11h46 - Atualizado em 13/08/2015 11h46

Maneira de digitar pode revelar a identidade de usuário

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pesquisadores estão usando a maneira como as pessoas digitam para descobrir características únicas sobre cada um. A técnica é uma derivação da grafologia, estudo que analisa a escrita para obter traços de personalidade de indivíduos e pode diminuir as chances de roubos de contas na internet. “Um software que analise a forma de teclar de uma pessoa reduz em até 94% a possibilidade de alguém sequestrar uma conta na internet, mesmo se souber a senha”, afirma Christophe Rosenberg, pesquisador da Escola Nacional Superior de Engenheiros de Caen, na França, um dos especialistas na área.

Levando em consideração detalhes como o tempo durante o qual as teclas são pressionadas e o intervalo entre a apertar uma tecla e outra, é possível construir um perfil do usuário.

Estudos indicam, por exemplo, que os homens digitam mais rapidamente e pressionam cada tecla por menos tempo do que as mulheres. De acordo com Rosemberg, bastam 5 frases para que os pesquisadores consigam informar qual o gênero da pessoa que está digitando. A probabilidade de acerto nesses casos é de 80%. É possível também deduzir se o usuário é destro ou canhoto e quantos anos ele tem.

O pesquisador explica ainda que a grafologia tem um custo baixo e não exige que o usuário baixe nenhum programa, já que pode ser incorporada às páginas da internet. Para ele, em 5 anos será possível detectar até qual é o estado emocional da pessoa ao analisar sua maneira de escrever.

Embora o objetivo seja ampliar a segurança na rede, algumas pessoas revelam preocupações sobre uma possível invasão de privacidade com a técnica.

Fonte: Olhar Digital

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505