13/08/2015 17h00 - Atualizado em 13/08/2015 17h00

Obras de repavimentação começam nesta sexta-feira (14) nas venidas Costa e Silva e Rodrigo Otávio

Ao todo mais de 120 vias receberão nova camada asfáltica
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As avenidas Presidente Costa e Silva – antiga Silves – e General Rodrigo Otávio serão as primeiras vias a receberem uma nova camada asfáltica dentro do pacote de obras de verão da Prefeitura de Manaus. Os serviços começam pela Avenida Costa e Silva nesta sexta-feira, 14, e serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Toda a ação será realizada durante a noite para não comprometer o trânsito.

Ao todo são nove lotes divididos em duas fases, que levarão melhorias a mais de 120 vias, totalizando 137 quilômetros de obras. Desses, três lotes – 1, 6 e 8 – já foram licitados e começam a ser executados a partir desta semana.

As obras iniciam pelo lote 6 e a primeira rua a ser totalmente recuperada será a Presidente Costa e Silva, na zona Sul da cidade. A avenida interliga bairros como Cachoeirinha, Raiz e Distrito Industrial. Esse lote contempla, ainda, as ruas Jerônimo Ribeiro, Rio Branco, 05 de setembro, Alexandre Amorim, 10 de julho e as avenidas Padre Agostinho Caballero e Ramos Ferreira, localizadas nas zonas Oeste e Sul.

A meta, segundo o secretário de Infraestrutura, Alexandre Morais, é recapear com asfalto de qualidade as principais vias por onde passam ônibus. O trabalho consiste, ainda, em um serviço intensificado de base.

“Faremos um trabalho muito similar ao executado no quadrilátero da Copa em 2013/2014, identificando problemas pontuais na base e sub-base e para tanto atuaremos no tratamento dessas áreas realizando a troca e reciclagem destas camadas, trazendo maior resistência e durabilidade na camada superior, chamada capa asfáltica”, explica.

As obras do lote 8 serão iniciadas na segunda-feira, 17, começando pela Avenida Rodrigo Otávio. Este lote atende os bairros Morro da Liberdade, Betânia, Cachoeirinha, Aleixo, Crespo, Santa Luzia, Centro e Praça 14. O recapeamento será executado nas ruas Tapajós, São Benedito, Branco e Silva, Leopoldo Neves, Pedro e Souza, Piauí, Nova e nas avenidas Presidente Kennedy, Adalberto Vale, Tefé, Tarumã e Leonardo Malcher.

Já o lote 1, que abrange os bairros Tancredo Neves, Jorge Teixeira, São José, Gilberto Mestrinho e Novo Reino, na zona Leste, será lançado no dia 20 de agosto. Nesse lote estão incluídas as ruas Sapucaia, Carajuru, Timbó, Topázio, Vitória, Angelim, A, C, das Camélias, das Papoulas, dos Minerais, Quartzo, Amazonino Mendes, Jarbas Passarinho, Aratituba, Bom Intento, 12, 10-k, 09, Marginal A, dos Pinheiros, Ônix, Pedras Coradas, Venezuela, Iraque e Democracia, além das avenidas Perimetral, Batrun, 25 de dezembro, Q, D e Mirra.

Somente nesses três primeiros lotes, aproximadamente 43 quilômetros de vias serão totalmente recapeados recebendo tratamento de fresagem – que consiste na retirada da camada do pavimento antigo – para a aplicação de uma nova camada asfáltica com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Esse serviço dará lugar a um pavimento uniforme e durável.

Próximas vias
O próximo lote a ser licitado é o de número 3, que abrange 12 vias da zona Norte. As ruas Monte Horebe, do Passeio, São Marcos, São Luiz, da Saudade, João Câmara, 192, 74, 27 e as avenidas D, Timbiras e Noel Nutels serão as contempladas. A licitação está marcada para o dia 21 de agosto.

O pacote de obras viárias deste verão será executado com verbas de um convênio firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas. Segundo o superintendente da Seminf, Orlando Holanda, serão repassados, inicialmente, R$ 40 milhões e a expectativa é que seja feito um novo aporte para a recuperação de novos corredores viários.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505