18/08/2015 16h15 - Atualizado em 18/08/2015 16h15

Obras do Prourbis beneficiarão mais três mil famílias na zona Leste de Manaus

Os trabalhos começaram com a limpeza da área onde será construída uma praça pública
Foto: Alex Pazuello
Foto: Alex Pazuello

O prefeito Arthur Virgílio Neto deu início, nesta terça-feira, 18, às obras de mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis). Desta vez, serão beneficiadas cerca de três mil família da comunidade Arthur Virgílio, na zona Leste de Manaus. Os trabalhos começaram com a limpeza da área onde será construída uma praça pública, que terá mais de 12 mil metros quadrados, entre as ruas Malvarisco e Jacaré.

“Essa não será uma simples praça, aqui caberá tudo que é tipo de equipamentos esportivo e de lazer, além de ser uma garantia contra as invasões”, disse o prefeito. “Não temos nada parecido com isso nessa área aqui da zona Leste e, assim como na primeira etapa, essa será uma bela intervenção urbanística”, completou.

O Prourbis tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contempla intervenções nas áreas de infraestrutura, incluindo habitação, lazer e saúde. Nessa etapa, o programa vai construir um novo conjunto habitacional, semelhante aos três já existentes no Jorge Teixeira – 3ª Etapa.

“Ainda vamos entregar, na primeira etapa, uma creche e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além de algumas adaptações visando à acessibilidade. Já cobrei dos empresários que essas correções sejam feitas, porque temos que oferecer ‘o acesso’ aos nossos serviços”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Na comunidade Arthur Virgílio, serão 28 apartamentos com cerca de 50 metros quadrados. Cada unidade habitacional contará com sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. Além disso, o residencial contará com espaços comuns, que incluem área de lazer e estacionamento externo, além da urbanização.
O conjunto também terá Unidade Básica de Saúde (UBS) com aproximadamente 150 metros quadrados, onde os moradores terão acesso a atendimentos básicos e gratuitos em consultas médicas, inalações, injeções, curativos, além de vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

O programa vai revitalizar, aproximadamente, 12 ruas da comunidade, o que inclui a ampliação e criação de calçadas com acessibilidade e o asfaltamento das principais vias de acesso. Serão implantados quase dois mil metros de tubulações na rede de esgoto e mais 1,2 mil metros de drenagem nas ruas da localidade. A comunidade ainda será beneficiada pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em construção na terceira etapa do Jorge Teixeira.

No total, a nova etapa do Proubis terá duas praças públicas. A primeira terá aproximadamente 12.197 mil metros quadrados e ficará localizada entre as ruas Malvarisco e Jacaré. A segunda, com 4.258 mil metros quadrados, será construída entre as ruas Traíra e Piaba. Ambas serão arborizadas e compostas por área comum, playground, passeio, área de descanso e quadra poliesportiva.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505