10/08/2015 12h04 - Atualizado em 10/08/2015 12h04

Prefeitura forma mais 80 cuidadores de idosos

As aulas ocorreram durante quatro meses.
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A primeira turma de 2015 do curso de Cuidador de Idoso ‘ Cuidadoso’ terá sua solenidade de encerramento na quinta-feira, 13, às 18h30. A formatura será de 80 alunos e ocorrerá no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na Rua Rio Mar, bairro nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Em sua sexta edição, o curso, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), foi oferecido com carga de 300 horas, sendo 200 de aulas teóricas e 100 práticas.

“A Fundação Doutor Thomas nos procurou e juntos reformatamos o curso que tinha uma carga horária menor. O curso é importante, pois a população idosa brasileira tem crescido substantivamente e a necessidade desse tipo de profissional cresce também”, disse a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo.

As aulas ocorreram durante quatro meses e incluíram lições sobre higiene pessoal, primeiros-socorros, acidentes domésticos, cidadania, nutrição, enfermagem, prevenção de quedas, acompanhamento a visitas médicas, entre outros assuntos.

Emelita Monteiro, 40, uma das alunas do curso disse que agora está com grande expectativa para o futuro. “Quando eu comecei a fazer o curso eu queria me qualificar para entrar nesse mercado e hoje me sinto pronta. Aprendi coisas não só para cuidar de idosos, mas para a vida toda. Quero me tornar uma cuidadora exemplar e poder ajudá-los sempre. A vivência que eu tive com eles (os idosos) foi incrível. Aprendi muito e estou apaixonada. É preciso muito amor pra entrar para essa profissão”, disse.

A coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu, afirmou que a solenidade visa não só certificar os novos profissionais, como também reconhecer o trabalho desempenhado pela equipe de professores e alunos.

”Estamos formando a sexta turma de cuidadores de idosos e todos nós estamos muito satisfeitos com o trabalho que realizamos durante este período, pois conseguimos atingir o nosso objetivo: formar profissionais qualificados que vão atuar no trato diário de idosos. Existe uma necessidade de formar cada vez mais profissionais nesta área. Sabemos que em 2020, o Brasil terá a sexta população com mais idosos do mundo. Por isso, necessitamos capacitar cada vez mais profissionais preocupados com o universo destas pessoas”.

Além de certificados de conclusão de curso, os alunos passam a ter os seus dados disponíveis para que familiares de idosos possam buscar profissionais capacitados, de acordo com suas necessidades. A família pode pedir indicações à FDT, por meio do telefone 3215-6007, do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem).

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505