20/08/2015 15h29 - Atualizado em 20/08/2015 15h29

Projeto “Entre na Roda” estimula leitura em escolas municipais

Desenvolvido pela Volkswagen e o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação
Foto: Cleomir Santo (Semed)
Foto: Cleomir Santo (Semed)

Professores e bibliotecários de oito unidades de ensino da rede municipal contempladas com o projeto Entre na Roda, que estimula a leitura no ambiente escolar, passaram por uma formação para atuarem como mediadores de leitura. O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Na manhã desta quinta-feira, 20, a formadora do Cenpec, Cecília Félix de Godoy, visitou a Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, localizada no Val Paraíso, zona Leste, para conhecer como são desenvolvidas as atividades naquele colégio. Durante a visita foi encenada uma peça teatral idealizada a partir de momentos de leitura.

O Projeto Entre na Roda começou em 2003, em São Paulo, e hoje é disseminado em todos os estados brasileiros. Em Manaus, além das oito escolas municipais, mais unidades de ensino do estado também foram contempladas.
A metodologia consiste em preparar um bibliotecário ou professor de sala de aula para atuar como mediador dos processos de leitura com os alunos e assim despertar neles o interesse pelos livros.

“Estamos fazendo uma visita de acompanhamento. Eu gostei muito do que vi aqui na escola. A biblioteca é ampla, tem um bom acervo e a bibliotecária instiga os alunos a terem o desejo pela leitura”, destacou Cecília ao lembrar a importância do mediador no processo.

“Tem que ter um mediador que vá incentivá-los (alunos) a ler e essa figura é o professor e o bibliotecário. O interessante é que a partir do núcleo da escola, a leitura chega até as famílias e comunidade”, completou a formadora.

A coordenadora das bibliotecas na Semed, Loana Portela, lembra que a leitura tem papel fundamental no desenvolvimento do aluno e, além de ajudar a ampliar o vocabulário, melhora as notas dos estudantes.

“A leitura, além de proporcionar as pessoas a conhecerem vários lugares, momentos e épocas, transforma as pessoas no conhecimento e amplia o vocabulário. A leitura torna, inclusive, o cidadão mais consciente dos seus diretos e deveres”, observou.

De acordo com a bibliotecária da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, Vilza Ramos, o Projeto Entre na Roda está contemplando neste ano três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da unidade. A ideia, segundo ela, é ampliar para todas as turmas em 2016.

“Estamos atendendo somente o 6º ano. Nossos alunos, infelizmente, não têm o hábito da leitura. Temos uma biblioteca boa, com acervo bom e convidamos os alunos por meio desse projeto. A nossa peça nasceu a partir dessas atividades”, afirmou.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505