20/08/2015 13h01 - Atualizado em 20/08/2015 13h01

Servidores estatutários e aposentados do município ganham Portal do Segurado

A meta é futuramente ampliar o serviço para os pensionistas.
Foto: Reprodução
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Vinte e sete mil servidores do município, entre estatutários e aposentados, ganham da Prefeitura de Manaus, a partir desta sexta-feira, 21, uma série de serviços on line com o lançamento do “Portal do Segurado”, sítio eletrônico integrante do Sisprev Web, onde será possível consultar e imprimir o contracheque, assim como acessar outros produtos.

Para os aposentados, o serviço será uma ferramenta fundamental, principalmente para os que residem em outros Estados ou no interior do Amazonas, onde a maioria recebe o contracheque pelos Correios. “A Manaus Previdência está sempre aperfeiçoando e modernizando os seus serviços e com a disponibilidade do Portal do Segurado, os ativos e aposentadores poderão ter acesso a vários produtos no conforto e segurança de sua casa ou de uma lan house”, enfatiza o diretor-presidente da Manaus Previdência, Marcelo Magaldi.

Vários testes com o sistema já foram realizados, inclusive com alguns aposentados, e a expectativa é de que haja uma boa receptividade ao serviço. Também foi disponibilizado o número (92) 3186-8021, do Setor de Atendimento da Manaus Previdência, para tirar dúvidas dos segurados. Este número funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Para acessar o site, o servidor deve entrar na página da Manaus Previdência (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/) e clicar no banner à direita que identifica o Portal do Segurado. Surge, então, uma janela onde o internauta escolhe entre abrir o portal, acessar o manual que explica passo a passo o procedimento ou enviar algum questionamento, crítica ou sugestão por meio do contato “Fale conosco”.

Escolhendo entrar no portal, o segurado abre a janela que mostra as opções de acesso para quem já é cadastrado e para quem ainda vai se cadastrar. Em ambos, o procedimento é muito simples, bastando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, para quem já é cadastrado, e, no caso de quem ainda vai se cadastrar, acrescenta-se os dados da data de nascimento e do Registro Geral (RG). Na página seguinte, o internauta clica no botão de contracheque on line para iniciar o procedimento de acesso ao documento.

A gerente de Previdência, Daniela Benayon, adianta que a meta é ampliar o público atendido. “Inicialmente, implementamos apenas para os ativos e aposentados, mas estamos trabalhando para disponibilizar o mesmo serviço para os pensionistas”, diz.

O Sisprev Web, que abriga o Portal do Segurado, é um software de Gestão Previdenciária preparado para atender aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de pequeno, médio e grande porte, proporcionando maior eficiência na concessão de benefícios previdenciários e na gestão integrada entre os usuários. Robusto e ágil, construído em plataforma WEB, o software foca na melhoria dos fluxos operacionais do RPPS, permitindo o atendimento descentralizado do segurado e reduzindo consideravelmente o tempo para a concessão de benefícios previdenciários.

Atendimento
No caso dos aposentados, a disponibilização do Portal do Segurado não altera o plano de ação da Manaus Previdência para a contínua melhoria no atendimento presencial. Está em curso uma série de procedimentos para modernizar esse serviço, que inclui a implantação de um terminal de atendimento touch screen (sensível à pressão dos dedos), que fará a triagem dos beneficiários de acordo com o serviço solicitado, encaminhando-os aos guichês correspondentes. O sistema vai possibilitar, ainda, a elaboração e o gerenciamento de relatórios em tempo real, permitindo o acompanhamento instantâneo e minucioso do serviço de atendimento. Diariamente, a Manaus Previdência atende entre 60 e 100 pessoas. Na véspera de entrega do contracheque, esse número sobe para 315 e no dia do pagamento para 360 a 380 pessoas.

Outro facilitador para os segurados já é realidade desde março. O antigo painel de senhas, na dimensão padrão de 25 cm x 50 cm, foi substituído por uma tela de LCD de 42 polegadas em dupla-face, que permite a exibição de conteúdos variados ou idênticos, além do número da senha e do guichê. Na tela, está prevista a inserção de barra com informes variados – lazer, entretenimento, previdenciários entre outros, direcionados aos segurados –, estreitando os laços entre a Prefeitura de Manaus e os beneficiários. “Achei uma ótima ideia mudar o painel, porque fica mais fácil pra gente ver”, elogiou a aposentada Delci Costa, 69.

Acesso ao novo serviço
Uma das seguradas que teve oportunidade de conhecer o sistema e se cadastrar no Portal do Segurado foi a técnica de Patologia Clínica, Izabel Figueiredo Glória, 69, aposentada desde 2009. Em uma de suas idas à Manaus Previdência, Izabel treinou e fez o cadastro quando o processo já estava na fase final de testes. Ao lado do chefe do Setor de Tecnologia da Informação, César Braz, conheceu o passo a passo do procedimento e adiantou que vai usar assim que comprar um notebook. “Vou comprar um equipamento que vai servir não apenas para acessar o portal, mas também para eu me inteirar das novidades, pois quero fazer alguma coisa que gere renda”, disse.

Moradora do bairro Compensa, zona Oeste, a aposentada sempre vai à previdência municipal de carona, com o filho. Quando este não pode, utiliza a linha 014. Quando comprar o notebook ainda em agosto, segundo sua previsão, a técnica adianta que vai passar a acessar o contracheque de casa. “É mais seguro e confortável”, resume.

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