09/09/2015 10h32 - Atualizado em 9/09/2015 10h32

Copa de Jiu-Jítsu organizada pela FJJAM homenageia saudoso Ajuricaba Mascarenhas

O evento será realizado em outubro.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, recebe a 1ª Copa Ajuricaba Mascarenhas de Jiu-Jítsu. A competição organizada pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM) homenageia o saudoso mestre Ajuricaba, que faleceu no dia 24 de maio deste ano, vítima de um infarto.

Segundo o organizador do campeonato, Elvys Damasceno, a competição entra no calendário oficial de competições da entidade e conta pontos para o ranking estadual que define os melhores do ano. De quebra, o evento reconhece a contribuição de Ajuricaba para o desenvolvimento do esporte local.

“A Copa Ajuricaba foi aprovada por unanimidade pela diretoria da federação. É uma forma de homenagem ao nosso eterno diretor de arbitragem e faixa preta Roberval Caldas Mascarenhas, mais conhecido no mundo da luta como Ajuricaba”, enfatizou Elvys, acrescentando que as informações sobre preços e prazos para inscrições serão revelados nos próximos dias.

Lenda do esporte amazonense
Ajuricaba deixou um legado de conquistas no esporte brasileiro. Ele foi atleta de natação e polo aquático, com diversas façanhas históricas para o Estado nas duas modalidades.

No jiu-jítsu, Ajuricaba recebeu a faixa preta do mestre Osvaldo Alves no Rio de Janeiro e foi um dos primeiros amazonenses a brilhar em competições nacionais. Foi na Cidade Maravilhosa que ele fez amizade com Dedé Pederneiras e espalhou com seus companheiros da academia Nova União a filosofia dos projetos sociais da “arte suave”. O conceito revelou lutadores consagrados, como Victor Hugo Nascimento e Marcos Pacheco.

A semente de Ajuricaba deu outros frutos no Estado. O município de Manacapuru, por exemplo, virou referência na modalidade graças ao empenho pessoal de Ajuricaba. Da “Terra das Cirandas” saíram fenômenos como Ronys Torres (ex-UFC) e Rudson Mateus (Game Fight-RJ), supercampeão mundial de jiu-jítsu na faixa azul e atualmente um dos melhores do planeta na roxa. O mundo também se rendeu ao mestre e hoje existem filiais da Mascarenhas Team pela Europa.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505