17/09/2015 13h16 - Atualizado em 17/09/2015 13h16

Décima edição do ‘Até o Tucupi- Respeite as Maninhas!’ é tema de audiência pública na CMM

Audiência tem o objetivo de incentivar e valorizar as produções artísticas realizadas no Amazonas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Professora Jacqueline, realiza, nesta quinta-feira (17), audiência pública para debater o tema ‘Avanços e Desafios para a Cultura em Manaus e o Combate à Violência Contra Mulheres’. A discussão será realizada em virtude da 10º edição do evento ‘Até o Tucupi – Respeite as Maninhas!’, às 14h, na Sala de Cinema da Casa Legislativa.

De acordo com a vereadora Professora Jacqueline, a audiência tem o objetivo de incentivar e valorizar as produções artísticas realizadas no Amazonas, a exemplo do festival realizado pelo Coletivo Difusão, que desta vez traz à tona reflexão sobre o tratamento dado ao público feminino em diversas áreas da sociedade.

“Enquanto presidente da Comissão e procuradora Especial da Mulher da CMM não poderia deixar de apoiar essa causa, o projeto que, de forma descontraída, leva ao público do festival a reflexão sobre a importância da atuação feminina no Amazonas. É uma iniciativa louvável feita por jovens da nossa cidade que nos dá a esperança de uma mudança de padrão em relação à mulher no futuro”, argumentou Jacqueline.

Durante a audiência será debatida a importância de se tratar da problemática do cotidiano feminino, como a desvalorização de sua atuação no mercado de trabalho, na política, da violência contra a mulher, dentre outros desafios a serem enfrentados.

“Quanto mais a sociedade debate sobre esse tema, mais fortalecemos e valorizamos a mulher no cenário cultural do Amazonas. Por isso, esta é uma temática sempre presente nos meus discursos. Assim, o festival Até o Tucupi não está promovendo só a figura feminina, mas a cultura do nosso Estado como um todo através da integração entre as diferentes manifestações artísticas”, avaliou a vereadora.

Estarão presentes na audiência representantes Secretaria Municipal Da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Comissão da Mulher Advogada – OAB/AM, Fundação Municipal de Cultura e Artes – ManausCult, Fórum Permanente de Mulheres, dentre outras entidades.

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas 2015, que chega à sua 10ª edição, sempre se configurou como uma plataforma de diálogo entre as diversas linguagens artísticas e manifestações culturais, pensando desde o início a integração de projetos/ideias para compor um circuito de atividades independentes, que vão de espetáculos de teatro e dança, exposições, iniciativas socioambientais, ocupações artísticas pela cidade, programação de formação, debates, dentre outros, capitaneados e protagonizados por seus proponentes (produtores, artistas, agentes, grupos, mobilizadores/animadores, comunicadores e gestores públicos).

A proposta tem o objetivo de fortalecer produções culturais independentes de baixo custo, estimular o estabelecimento de parcerias entre profissionais e mobilizadores/animadores culturais, aquecer o diálogo sobre sustentabilidade, ocupar de maneira qualificada o espaço urbano e tornar acessível à sociedade amazonense programação cultural das mais variadas linguagens artísticas.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505