04/09/2015 13h34 - Atualizado em 4/09/2015 13h34

Desfile Naval na Ponta Negra será o maior dos últimos anos

Dez navios da Marinha do Brasil farão parte do Desfile.
Foto: Alex Pazuello/Semcom
Foto: Alex Pazuello/Semcom

Este ano, 10 navios da Marinha do Brasil e dos comandos navais da Colômbia e do Peru farão parte do Desfile Naval que será realizado neste sábado, 5, a partir das 10h, na praia da Ponta Negra, zona Oeste da capital. A solenidade cívica faz parte das comemorações do feriado que marca a elevação do Amazonas à categoria de província.

Nesta sexta-feira, 4, o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu a visita protocolar do comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, acompanhado pelo general-brigadeiro Oscar Eduardo Hernandez Duran, comandante da Força Naval do Sul da Colômbia, e do vice-almirante Javier Alfonso Gaviola Tejada, comandante geral de Operações da Amazônia no Peru. No encontro, foram abordadas as atividades conjuntas da Operação Bracope (Brasil, Colômbia e Peru), desenvolvida para a segurança nas fronteiras dos três países.

Arthur Neto reforçou a participação nas festividades da Semana da Pátria e destacou a importância da união diplomática entre as nações para a proteção da Amazônia. “Esse é um gesto muito bonito e correto por se tratar de três países que têm a Amazônia e todas as razões para fraternidade e para amizade. É preciso, cada vez mais, buscar soluções militares e econômicas em comum para o desenvolvimento dessa Região”, disse o prefeito.

De acordo com o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Lopes, este ano, Manaus terá um de seus maiores desfiles navais já realizados. “A principal novidade é a participação do nosso navio hidroceanográfico fluvial Rio Branco, que tem nos auxiliado na atualização e ampliação da sinalização náutica dos rios da Amazônia. A ideia é apresentar o nosso objeto de estudo à população”, explicou.

Além do navio hidroceanográfico fluvial Rio Branco, o Desfile Naval terá a participação de seis navios brasileiros de patrulha fluvial e assistência hospitalar, além de dois navios peruanos e um colombiano.

Semana da Pátria
A programação cívica da Semana da Pátria continua, ainda no sábado, 5, com o Desfile Escolar, reunindo estudantes de 40 escolas da rede pública de ensino no Centro de Convenções Sambódromo. Na segunda-feira, 7, data da independência do Brasil, a partir das 8h15 será realizado o Desfile Militar, no Complexo Turístico Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira (trecho entre o Tropical Hotel e a avenida do Turismo). As comemorações se encerram às 17h, também na Ponta Negra, com a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) terá postos com a presença de agentes para monitorar o trânsito e o acesso de veículos, pedestres e moradores às áreas interditadas no entorno dos desfiles. Já a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), montará um esquema operacional que contará com 20 fiscais para monitorar as linhas de ônibus em ambos os eventos e fazer reforço das frotas caso necessário.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505