29/09/2015 14h33 - Atualizado em 29/09/2015 14h33

Prefeitura prepara ações de prevenção ao câncer no Outubro Rosa

A Semsa realizará diversas atividades de prevenção ao câncer de colo de útero.
Foto: Prefeitura de Manaus
Foto: Prefeitura de Manaus

As unidades de saúde da rede municipal estão preparando para o mês de outubro uma série de atividades de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. As ações visam promover a conscientização sobre a doença, divulgando informações sobre o câncer, a importância da detecção precoce e as formas de prevenção.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que pretende estimular a participação da sociedade no combate ao câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no mundo. “No Amazonas, a principal preocupação ainda é o câncer de colo de útero e por isso aproveitamos o movimento para alertar a população da importância da prevenção aos dois tipos de câncer”, explica o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, profissionais de saúde irão promover ações educativas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer em escolas, empresas, instituições públicas e associações e realizar a distribuição de panfletos educativos. Haverá reforço na oferta do exame preventivo e de mamografia, busca ativa e sensibilização para realização de consulta e exames e sensibilização sobre a vacinação contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero.

As quatro Unidades Móveis também estarão envolvidas nas ações do Outubro Rosa, reforçando a oferta de mamografias e coleta de exame de preventivo. De 5 a 17 de outubro, uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher irá atender na Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibilizando vagas para servidoras públicas. Outra Unidade Móvel será instalada no centro de Manaus para atender a população do sexo feminino em geral.

Mobilização
No dia 17 de outubro haverá uma grande mobilização envolvendo Unidades Básicas de Saúde tradicionais e unidades móveis, das 7h às 12h, para a realização de coleta de preventivo (prioritariamente mulheres entre 25 a 64 anos), solicitação de mamografia de rastreio (faixa-etária de 50 a 69 anos), atividades educativas e a intensificação da vacina anti-HPV.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505