09/09/2015 10h20 - Atualizado em 10/09/2015 10h46

Programa Bolsa Pós-Graduação supera o número de cinco mil inscritos

As inscrições seguem até o dia 13 de setembro.
Foto: Prefeitura de Manaus
Foto: Prefeitura de Manaus

O Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG), da Prefeitura de Manaus, superou, nesta quarta-feira, 9, o número de cinco mil inscritos, de acordo com dados do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). O processo de inscrições, iniciado no último dia 2 de setembro, segue até às 23h59 do próximo domingo, 13. Lançado oficialmente no dia 31 de agosto, o PBPG dispõe de 1.264 bolsas de estudo integrais e parciais ofertadas por cinco Instituições de Ensino Superior (IES) da capital que aderiram ao novo programa de inclusão socioeducacional do Município.

Do número de inscrições registradas pela Prefeitura até o momento, mais de 1,7 mil foram para a Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), seguida da Faculdade Salesiana Dom Bosco, com mais de 1,3 mil inscritos. A terceira IES com o maior número de inscritos foi a Universidade Nilton Lins, com quase 900 estudantes interessados. Completam a lista a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), com quase 500 inscrições, e Faculdade Martha Falcão, com cerca de 400 estudantes inscritos. Até o momento, cerca de 100 estudantes dispostos a concorrer às bolsas são de Pessoas com Deficiência (PcD).

Após o fim do prazo de inscrições, a Espi fará a análise dos dados e divulgará a lista de aprovados no dia 18 de setembro. Estão aptos a concorrer os estudantes de baixa renda da capital que já possuem diploma de nível superior, mas que não possuem nenhum tipo de pós-graduação. Além disso, a renda familiar per capita não pode ultrapassar dois salários mínimos e meio (R$ 1.970). “Para calcular a renda per capita, o candidato só precisa somar as rendas de todos os moradores da mesma residência e dividir o resultado pelo número total de residentes”, explica a diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo.

O edital do certame está disponível na edição de 31 de agosto do Diário Oficial do Município (DOM), a partir da página 12, que pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo site da Prefeitura. “Estamos felizes com o resultado até agora, mas acreditamos que esse número tende a subir ainda mais. Desde o anúncio do prefeito de que haveria um programa de bolsas para especialização lato sensu destinado a estudantes de baixa renda, a Espi tem sido bastante procurada por um grande número de interessados”, lembra Luiza Bessa.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505