22/09/2015 10h45 - Atualizado em 22/09/2015 10h45

Projeto da OAB leva informações sobre direito e cidadania a alunos de escola municipal

A iniciativa faz parte de uma Comissão da instituição intitulada ‘OAB vai à Escola’.
Foto:  Deilson Lima
Foto: Deilson Lima

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Gonzaga, localizada na Vila da Prata, zona Oeste, participarão de uma série de palestras ministradas por membros da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Amazonas (OAB-AM), até a próxima quinta-feira, 24. A atividade beneficiará 800 alunos, com dez palestras que abordarão quatro temas: Exploração sexual; Direito e internet; Ética e cidadania, além do Bullying.

As palestras fazem parte do projeto ‘OAB vai à Escola’, que existe em Manaus desde 2011. A iniciativa ocorre por meio de visitas de advogados membros da Ordem a unidades escolares municipais, estaduais e privadas, visando difundir, de forma simples e com linguagem adequada para o jovem, lições de cidadania e mensagens sobre os direitos mais básicos.

Em torno de 80 alunos serão contemplados diariamente na Escola Municipal Joaquim Gonzaga. Durante a atividade, os estudantes terão acesso a informações sobre cidadania, a Constituição Brasileira, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), entre outros.

“Pedimos para abordarem estes temas porque sentimos a necessidade de trabalha-los de uma forma acessível, clara e, ao mesmo tempo, por profissionais que atuam no direito. Só temos a agradecer a presença deles (advogados) e dizer que parcerias como essas reforçam as políticas públicas dentro das escolas. Por isso, apoiamos e achamos fundamentais”, ressaltou o gestor, Fernando Antônio.

No decorrer dos trabalhos haverá uma conversa informal com alunos e momentos para perguntas sobre as temáticas trabalhadas a cada dia. Na segunda-feira, 21, quando as palestras começaram, estavam presentes quatro representantes da OAB no Amazonas.

Um dos representantes que participou do primeiro dia de palestras foi o presidente da comissão do projeto OAB vai à Escola no Amazonas, Plínio Sá Nogueira. Ele explicou qual é a finalidade de explicar os temas trabalhados.

“O nosso objetivo aqui é esclarecer, tirar dúvidas e conscientizar os alunos a denunciarem casos de abusos que venham a sofrer ou denunciarem caso outras pessoas estejam sofrendo”, orientou Nogueira.

No primeiro dia, foram ministradas as palestras sobre Abuso Sexual e Ética e Cidadania pelos advogados Rosana Antony e Alessandro Ribeiro.

A aluna Karine Vitória, do 6º ano, 13 anos, assistiu as duas palestras. Para ela, que teve o seu primeiro contato com advogados, o momento foi esclarecedor. “Eu já tinha ouvido falar a respeito de abuso sexual, por exemplo, na mídia. Mas até então não sabia com profundidade do que se tratava e que eu poderia contribuir para evitar este mal denunciando”, destacou a estudante.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505