03/09/2015 18h28 - Atualizado em 4/09/2015 10h32

SSP-AM apreendeu 850 kg de maconha e cocaína em um dia

Quantidade é a maior já registrada pelas forças estaduais de segurança.
Foto: Thaísa Lima
Foto: Thaísa Lima

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) desarticulou na última quarta-feira (2) uma quadrilha comandada pelo narcotraficante colombiano Braulio Carlos Sanchez Rendon e aprendeu cerca de 850 quilos de cocaína e maconha, a maior quantidade já registrada pelas forças estaduais de segurança.

A ação foi realizada nos bairros Grande Vitória, zona leste de Manaus, em uma ação coordenada pelas Secretarias Executivas Adjuntas de Inteligência (Seai) e Operações (Seaop), com apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil, durante todo o dia.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, a apreensão foi um desdobramento da prisão do narcotraficante colombiano Braulio Carlos Sanchez Rendon, realizada na última terça-feira (1º), quando também foram apreendidos 70 quilos de maconha (skank) no Aleixo. Com as prisões, a SSP-AM desarticulou esse grupo de traficantes que atuava em Manaus.

“Após a prisão de Braulio, o grupo dele passou a ser investigado pela suspeita de ter mais droga escondida. Nesta quarta-feira, policiais acompanhavam a movimentação dos traficantes desde às 6h”, disse Fontes.

Durante a operação três pessoas foram presas: Aristoteles Guedes da Costa, Eduardo Pereira Chagas e Denilson de Andrade Junior, e dois menores foram apreendidos. O trio foi encaminhado para o 9º Distrito Integrado de Polícia (9º DIP) para os procedimentos de flagrante.

Segundo a SSP-AM, parte da droga estava em uma casa no Grande Vitória, onde o funcionava uma oficina de peças e aluguel de motos. A droga estava dividida em pacotes de cocaína, haxixe e maconha. A outra parte estava em uma palafita, na margem do lago do Puraquequara. A quantidade estava sendo guardada em uma casa sem moradores, sendo vigiada por dois menores e por Denilson.

Conforme levantamento da Seai, o narcotraficante Braulio estava em Manaus há um mês, para negociar a venda de drogas na cidade. Ele é procurado pelas polícias Peruana e Colombiana.

Apreensões de droga chegam a mais de 6 toneladas – Com essa apreensão, a SSP-AM já registra mais de 6 toneladas de droga apreendidas em 2015. A marca deste ano é o triplo da quantidade apreendida no ano passado. “Essa apreensão representa uma quebra no mercado do tráfico. Nossa estimativa é fechar o ano com mais de 10 toneladas de drogas apreendidas”, disse.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o combate ao tráfico é uma das prioridades do governo do Estado. “Por conta das grandes apreensões de droga, as polícias já estão realizando ações preventivas para garantir a segurança da população e evitar outros crimes, como roubo”, garante.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505