03/09/2015 10h34 - Atualizado em 3/09/2015 14h45

TRE-AM realiza Audiência Pública sobre biometria em Manaus

O processo de biometria já iniciou na capital.
Foto: TRE-AM
Foto: TRE-AM

Com o objetivo de discutir com a população a importância do voto biométrico para a transparência e segurança do processo eleitoral e marcar o início oficial do processo da cadastro biométrico em Manaus, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), realizará nesta sexta-feira (4), uma audiência pública na capital.

A audiência será realizada às 9h no Fórum Eleitoral, localizado no prédio Anexo do Tribunal, avenida André Araújo, s/n, Aleixo.

O encontro será ministrado pelo Dr. Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro, Juiz da 31ª Zona Eleitoral, e contará com a presença da Presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes Moura, do Vice-Presidente, Desembargador João Mauro Bessa e da Diretora Geral, Dra. Cynthia Edwards Mouta.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor agrega valor de segurança ao processo de escolha dos representantes da população, pois coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.

Com o início do processo biométrico, a capital amazonense passa a compor o rol de cidades brasileiras que estarão aptas a votação biométrica nas Eleições municipais em 2016. Além disso, estará pronta para a receber a emissão do novo modelo nacional de identidade civil unificado, o RIC.

Procedimentos para o cadastro
O eleitor cadastra os dez dedos, tira uma fotografia e cadastra a assinatura digitalizada. Somente serão usados para autenticação na hora de votar quatro dedos: os polegares e indicadores. É possível começar com qualquer dedo. Resolução do TSE aprovada para a eleição deste ano estabelece até oito tentativas (considerando os quatro dedos). Quem vota após identificação biométrica não precisa assinar a folha de votação.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505