09/09/2015 16h01 - Atualizado em 9/09/2015 16h01

UEA terá 16 cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante 2016 da Editora Abril

O curso de Direito foi considerado excelente pelo quarto ano consecutivo.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Guia do Estudante (GE), publicação da Editora Abril, divulgou a relação de cursos de graduação que serão estrelados na edição de 2016 do periódico, após avaliação em universidades de todo o país. No total, 16 cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) farão parte do GE Profissões, Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (4).

Na opinião do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o resultado reflete o esforço da instituição, como um todo, no sentido de promover a excelência do ensino. Segundo ele, o resultado também demonstra os passos que a instituição vem dando rumo à excelência no Ensino Superior de qualidade.

“A partir do momento que a sociedade começa a reconhecer o desenvolvimento das ações da UEA, temos a certeza de que esse trabalho deve continuar e ser mantido, que não tenha interferência e que nós possamos buscar a excelência nos próximos anos. Esse é o desenho novo da UEA, é como nós queremos e como nós iremos chegar em 2020, uma UEA que poderá estar citada entre as melhores universidades do país”, disse o Reitor.

O curso de Direito da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA foi considerado excelente pelo quarto ano consecutivo e recebeu cinco estrelas. Os cursos de Dança, Enfermagem, Odontologia, Turismo e Medicina receberam quatro estrelas. Já os cursos de Meteorologia, Pedagogia (Parintins), Engenharia Florestal, Engenharia Química, Pedagogia (Tabatinga), Administração, Engenharia Mecânica, Pedagogia (Manaus), Pedagogia (Tefé) e Engenharia Civil receberam três estrelas.

Dos 16 cursos estrelados pelo Guia do Estudante, sete receberam o selo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação. Enfermagem e Turismo o selo 4. Engenharia Civil, Odontologia, Administração, Direito e Medicina receberam o selo três. O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

O questionário enviado aos educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros. Por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505