08/09/2015 11h13 - Atualizado em 8/09/2015 11h13

Vereador quer disponibilidade de técnicos de enfermagem em creches municipais

A proposta é uma indicação à Semed.
Foto: Cleomir Santos/Semed
Foto: Cleomir Santos/Semed

As creches da cidade Manaus poderão dispor da presença de um técnico de enfermagem em cada uma das suas unidades, caso atendida a Indicação nº 0782/2015 encaminhada à Secretaria Municipal de Educação (Semed). De autoria do vereador Everaldo Farias, o documento foi protocolado na última quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A indicação é destinada às 12 creches em Manaus, sendo quatro conveniadas e oito próprias, que atendem mais de 3,2 mil crianças com idade de 1 a 5 anos, período em que são vulneráveis a doenças e sujeitas a intercorrências como engasgos e tombos, o que torna a presença de um profissional de saúde indispensável para o socorro imediato das crianças que frequentam as unidades de ensino, alerta Everaldo.

“As creches têm a finalidade não só de educar, mas de cuidar, considerando a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do ser humano. A presença de crianças que vivem em situação de risco, porque elas são mais frágeis, torna a presença do profissional de saúde muito importante para que se possa avaliar o desenvolvimento e a presença de problemas nos alunos mais carentes”, justificou o vereador.

De acordo com o parlamentar, as oito creches municipais possuem em sua estrutura minianfiteatro, fraldário, solarium, área de recreação, lavanderia e refeitório, carecendo de local para atendimento médico. Apesar de algumas unidades contarem com técnicos de enfermagem, a medida ainda não é cumprida em todas as creches municipais.

Quadro funcional
“Sabemos que cada sede conta com cerca de 30 profissionais entre professores, assistentes sociais, lactaristas e pedagogos. Porém, a integração de um profissional de saúde ao quadro de funcionários nestas creches é fundamental, pois ele atuará na prevenção, detecção e auxílio no encaminhamento ao tratamento de doenças infectocontagiosas, que dificilmente seriam percebidas pelos professores e auxiliares”, salientou Everaldo.

Segundo a Semed, a expectativa para este ano é entregar 19 creches tipo B, as quais serão instaladas nos bairros Zumbi: Comunidade João Paulo; Jorge Teixeira; Colônia Antonio Aleixo; e Japiim. Segundo o vereador Everaldo Farias, todas as creches que serão construídas também deverão atender à indicação, caso aprovada na Casa Legislativa. “É uma questão de saúde mas, acima de tudo, de segurança da vida destes pequenos”, destacou.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505