20/10/2015 15h05 - Atualizado em 20/10/2015 15h06

Banco alemão transfere US$ 6 bilhões ‘por engano’

Erro foi cometido por um funcionário júnior do Deutsche Bank.
Foto: Ralph Orlowski/Reuters
Foto: Ralph Orlowski/Reuters

Imagine se em um dia 6 bilhões de dólares aparecessem na sua conta. O maior banco da Alemanha, Deutsche Bank, transferiu por engano esse montante para um fundo americano. Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, publicada nesta segunda-feira, o erro foi cometido por um funcionário júnior do banco, que se confundiu durante a operação ao processar o valor bruto em vez do líquido, o que, segundo a notícia, resultou em “muitos zeros a mais”. Na ocasião, o seu chefe estava de férias.

Após o erro, o caso foi reportado ao Federal Reserve (banco central americano), ao Banco Central Europeu e à Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, e o banco conseguiu reaver a soma bilionária no dia seguinte. O episódio ocorreu em junho. Duas pessoas ouvidas pelo jornal disseram que esses erros são comuns, mas “deste tamanho, são raros”.

O banco alemão passa atualmente por um processo de reestruturação para aumentar a eficiência e rentabilidade dos seus negócios. Já foram anunciados até agora a divisão da área de investimento em duas e a substituição de funcionários do alto escalão. Em abril, o banco acertou pagar uma multa recorde de 2,5 bilhões de dólares a autoridades americanas para encerrar um processo penal por manipulação nas taxas intercambiais.

Fonte: Veja.com

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505