27/10/2015 10h36 - Atualizado em 27/10/2015 10h36

Brasileiros surtam com notícia falsa de que WhatsApp avisará sobre prints de tela

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira à noite, começou a se espalhar um boato dizendo que uma “nova atualização do WhatsApp irá notificar usuários quando a tela for printada”. É mentira – você ainda pode e poderá tirar capturas de tela à vontade – mas muita gente acreditou e ficou bastante preocupada. Vamos dar uma olhada nisso mais de perto.

Antes de tudo: não, o WhatsApp não irá notificar usuários quando a tela for “printada”. Não há nenhum anúncio oficial do próprio WhatsApp, nem indícios de que esse recurso está por vir. Uma busca em inglês não traz resultados relevantes; e se fizer a busca em português, você será levado a um site que desmente o boato.

Muita gente acreditou porque isso não é tecnicamente impossível: o Snapchat avisa a outros usuários quando você tira screenshot de fotos ou mensagens de texto. No entanto, o foco do Snapchat é outro: ele apaga suas fotos em até 24 horas, e não permite compartilhar com outras pessoas as imagens que você recebe.

Enquanto isso, o WhatsApp guarda todo o seu histórico – até oferecendo backup no Google Drive para você não perdê-lo – e permite copiar e compartilhar mensagens de forma nativa:

Se o WhatsApp não avisa quando você compartilha uma mensagem, por que avisaria quando você tira uma captura de tela?

O boato aparentemente começou no site Portal Atualizado. A “notícia” não traz muitos detalhes: apenas diz que “quando a tela for printada, o outro usuário será notificado assim como acontece no Snapchat”, e que o recurso será liberado no dia 28 de novembro.

O link tem mais de 19 mil curtidas no Facebook, e o tráfego para o site foi tão intenso que ele ficou instável.

Mas por que criar um hoax desses? Bem, notícias sobre o WhatsApp geralmente chamam a atenção no Brasil, já que somos um dos países que mais usa o aplicativo – e isso gera tráfego adicional para o site.

Fonte: GIZ MODO Brasil

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505