27/10/2015 16h48 - Atualizado em 28/10/2015 13h31

Chibatão investe R$ 262 milhões em logística no Amazonas

O grupo é responsável por 80% de toda a movimentação de cargas do Estado.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Considerado o maior complexo portuário da América Latina e responsável por 80% de toda a movimentação de cargas do Amazonas, o Grupo Chibatão investiu R$ 262 milhões para a melhoria da logística do Estado entre 2014 e 2015.

Exibe agora o maior píer flutuante do mundo, com 710 metros de comprimentos, com quatro novos guindastes que vão entrar em operação até dezembro deste ano; expansão do pátio para 360 mil metros quadrados, inaugurado no inicio de outubro, com capacidade de armazenagem de pelo menos três mil contêineres simultaneamente; aquisição de outros oito novos guindastes sobre rodas – RTG’s – com capacidade para 45 toneladas, além dos que já estão em operação.

Dessa forma, o processo de reestruturação do Grupo incluiu ainda na gestão profissional, visando à longevidade da organização, que possui 30 anos de mercado. Isso tudo caminhando na contramão da situação econômica do Brasil.

Hoje, o Grupo Chibão é formado por seis empresas familiares – Porto Chibatão, Tomiasi Transportes, ATR Logística, HTR Armazéns, Transportes e Logística, OGT Transporte, Terminais e Logística e J.F. Oliveira Navegação.

De acordo com o diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, a capacidade da estrutura aumentou em 50% com a expansão. “O terminal operava com quatro navios; agora opera simultaneamente com seis”, explica.

Como se não bastasse, ainda no cais flutuante, foram instalados quatro novos guindastes fixos Liebherr LHM600 com capacidade para 50 toneladas e alcance de 58 metros cada. “Pretendemos criar melhores opções de armazenagem para o Polo Industrial e o comércio de Manaus. Com mais espaço, vamos poder evitar filas e acúmulo desordenado de produtos dos clientes”, explica o diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelys.

Capacitação

O grupo também investiu pesado na capacitação de seus profissionais. O resultado, foi ter sido uma das empresas a receber o prêmio Ser Humano Ozeneide Casanova Nogueira, da Associação Brasileira de Recursos Humanos Amazonas (ABRH-AM), na modalidade Gestão de Pessoas, categoria empresa, com o programa Academia do Servir RH+Gestor, de capacitação, qualificação e treinamento de pessoal.

Um bom exemplo foi a criação da “Escola de Formação Continuada para Motoristas”, para capacitar e qualificar seus motoristas.

“A meta foi treinar, qualificar e formar a mão-de-obra com qualidade. O programa formará colaboradores de acordo com o perfil do Chibatão, capacitando-os para operar com segurança e eliminar os acidentes dentro e fora do Porto Chibatão” explicou Fidelis.

As turmas do curso, que teve duração de cinco meses e turmas de 15 alunos por vez, trabalharam com módulos educacionais de saúde e segurança, técnicos e comportamentais. Do total de 343 motoristas do grupo, 118 já participaram do projeto. A meta é que todos participem até o próximo ano.

Atendimento

Ainda como parte de seus investimentos, o Grupo Chibatão desenvolveu uma nova ferramenta de atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento Chibatão (SAC), um canal de comunicação estratégica. O projeto desenvolvido pela empresa vai criar um novo módulo para ouvir e controlar demandas, necessidades e sugestões referentes aos produtos e serviços prestados.

Todas as informações deverão ser registradas no sistema através das opções “Registrar Atendimento”, logo após, o usuário irá informar o tipo de atendimento: “Reclamação”, “Elogio”, “Sugestão”, “Denúncia” e registrar o atendimento realizado.

Idealizado em conjunto com o desenvolvedor da empresa Modallport, o novo sistema tem um link de atendimento direto com o Grupo Chibatão, que permite mais interação e proatividade.

Segurança

A segurança também foi palavra de ordem. Entre as diversas ações realizadas, o Grupo Chibatão promoveu a 11ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho Portuário (Sipat/SIPATP), com ações em todas as unidades da empresa. Sob o tema “Perca um minuto na vida e não a vida em um minuto”, a atividade aconteceu de 21 a 25 de setembro.

Durante a semana, os colaboradores da empresa participaram de palestras sobre os mais variados temas, que impactam no desempenho do seu trabalho e também em sua saúde. “Para nós, segurança do trabalho é prioridade máxima, e além das ações que promoveremos durante a semana, ao longo de todo o ano são realizadas diversas atividades, palestras e campanhas que orientam os nossos colaboradores sobre o comportamento ideal e os procedimentos de saúde,segurança e meio ambiente”, destaca Jhony Fidelis.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505