15/10/2015 09h24 - Atualizado em 5/05/2016 03h34

Cirurgiões-dentistas são preparados para atividades da Semana de combate ao câncer bucal

Os cirurgiões participaram de Oficina de treinamento.
Foto: José Nildo
Foto: José Nildo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), na zona Centro-Sul, a 10ª Oficina de Treinamento para cirurgiões-dentistas, em preparação à Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal deste ano. A estratégia é alinhar as informações e procedimentos junto a estes profissionais, que irão atuar diretamente no atendimento à população durante as atividades programadas para o período de 25 a 31 de outubro.

“Este ano vamos ampliar a busca ativa para os idosos, a começar por aqueles que são atendidos em Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), fumantes, alcoólatras, imunossuprimidos (com baixa imunidade) e trabalhadores com exposição contínua ao sol, como exemplo os que atuam na construção civil, que possuem maior risco maior de desenvolver a doença”, explicou a gerente da Rede de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel, reforçando o comprometimento dos cirurgiões-dentistas com o sucesso da campanha.

O responsável pela área técnica de Saúde Bucal da Susam, Robson Roberto Vidal, aproveitou a ocasião para adiantar a articulação para um curso de especialização destinado aos cirurgiões-dentistas do interior junto à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Estivemos no Instituto Nacional do Câncer este ano e os números no Amazonas preocupam bastante. Vamos produzir um material em DVD para atender a estes profissionais, que poderão atualizar os conhecimentos para lidar com casos da doença”, informou.

De acordo com o assessor técnico da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, Mateus Souza, na edição da Semana de Saúde Bucal de 2014, foram realizadas 1.860 abordagens educativas e 2.415 exames bucais. Destes, 137 lesões foram encaminhadas para diagnóstico nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Ainda em 2014, 40 biopsias foram feitas, com nove casos confirmados. “Parece um número pequeno, mas a nossa intenção é que seja ainda menor. Por isso o nosso esforço na prevenção e orientação”, reforçou Souza.

Programação
As atividades da Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal serão divididas em dois momentos: ‘Pré-Campanha’ e ‘Semana’, coordenadas de forma descentralizada pelos Distritos de Saúde. No primeiro momento, de 17 a 24 de outubro, serão desenvolvidas atividades de educação em saúde, com palestras e distribuição de material educativo.

No dia 25, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM) será realizada a abertura da semana, com uma caminhada no Parque Ponte dos Bilhares. Na ocasião serão realizados exames na unidade móvel odontológica cedida pela Uniodonto Manaus, também parceira do evento. As inscrições podem ser feitas no site www.croam.org..br.

De 26 a 30 de outubro, os exames bucais serão intensificados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo o dia 27 de outubro marcado como o ‘Dia D’ da Semana, com atendimento odontológico exclusivo para o exame de prevenção ao Câncer Bucal.

Saiba mais
A Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal foi instituída em Manaus por meio da Lei nº 1.866, de 13 de maio de 2014, estabelecendo o período de 25 a 31 de outubro para os eventos e ações em alusão ao tema no município.

A organização e planejamento do calendário de atividades a serem desenvolvidas durante a Semana competem às secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed). Profissionais com conhecimentos específicos, bem como instituições públicas ou privadas que atuem na área da oncologia em Manaus, poderão ser convidados a participar na definição dos procedimentos informativos, educativos e organizativos relativos à semana.
A Gerência de Saúde Bucal da Semsa disponibiliza o telefone 3214-5038 ou email [email protected] para maiores informações.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505