01/10/2015 12h24 - Atualizado em 1/10/2015 12h24

Deputado alerta para perigo das queimadas e cobra medidas de prevenção efetivas

O parlamentar alertou para o número de queimadas em todo o Estado.
Foto: ALE-AM
Foto: ALE-AM

O deputado estadual Luiz Castro (REDE) voltou a abordar durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (1º), a problemática das queimadas no Estado e a cobrar do Governo do Estado medidas efetivas de prevenção e combate a essa situação. O parlamentar alertou para o aumento do número de casos em todo o Estado e chamou atenção para o costume da queima de lixo doméstico, que se soma as queimadas em áreas florestais.

“Esse fenômeno vem acontecendo em diversos municípios do interior. A cidade de Coari, por exemplo, ficou completamente esfumaçada, com uma série de incêndios próximos à cidade, que a tornaram um local de grave risco para saúde, do ponto de vista respiratório. O governo, que está preocupado em reduzir despesas, porque não ter uma ação proativa evitando as despesas que decorrerão da internação por problemas respiratórios nos hospitais públicos?”, observou.

O deputado Luiz Castro sugeriu uma força-tarefa entre órgãos do governo, como Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, para a formação de um plano integrado com os municípios para o enfrentamento da seca e dos focos de incêndio.

“Se não fizermos isso, estaremos tendo uma comprovação da incompetência governamental e da falta de sensibilidade socioambiental do governo e das prefeituras que também tem que fazer o seu papel. Além disso, toda a população tem que ser envolvida. É preciso ter o foco da prevenção dentro das cidades, formar brigadas anti-incêndios em cada município, ter um verdadeiro plano de defesa civil”, defendeu.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505