27/10/2015 15h34 - Atualizado em 27/10/2015 15h34

Eletrobras recebe selo de certificação nacional do Instituto Chico Mendes

Concessionária receberá o prêmio no dia 24 de novembro.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mês de outubro, a Eletrobras Distribuição Amazonas foi agraciada com o Selo Verde Chico Mendes na categoria “Ação Socioambiental Responsável” com o Projeto Miniestação de Coleta, Tratamento e Reuso de Óleos Lubrificantes em Centrais Termelétricas do Interior da Amazonas.

O projeto foi analisado no âmbito do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental do Instituto Socioambiental Chico Mendes, e foi escolhido dentre diversos projetos de empresas de todo o país, com tendo obtido avaliação “muito bom” ou “bom” em todos os indicadores.

O projeto está de acordo com a lei n° 12.305, de 02/08/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e envolveu o desenvolvimento de equipamento para o processo de reciclagem de óleo lubrificante no processo de geração de energia elétrica, considerando a máxima eficiência com o menor custo de produção, tendo sido aplicado na Usina Termelétrica de Novo Airão, no Estado do Amazonas. O prêmio representa a preocupação da distribuidora de energia elétrica em preservar o meio ambiente por meio do desenvolvimento de pesquisas que reduzam o impacto no processo de geração de energia elétrica aos municípios.

De acordo o gestor do projeto Jurimar Collares Ipiranga, a mini estação de coleta, tratamento e reuso de óleos lubrificantes em centrais termelétricas foi criada para garantir a redução dos custos com este insumo e sua dependência como produto derivado de fontes não renováveis, “Esta Premiação representa um marco institucional para a Concessionária, a mini estação de tratamento é de natureza criativa e empreendedora, com fundamentação técnico-científica e destinada à geração de conhecimento inovador, inclusive para investigação de novas aplicações”, comemorou Jurimar.

De acordo com o Gerente da Assessoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, Thiago Flores, este reconhecimento da Concessionária demonstra que temos melhorado os processos internos por meio de práticas que agregam valor ao meio ambiente e à sociedade. “O reaproveitamento de óleo lubrificante utilizado na geração de energia elétrica por meio da estação de tratamento se mostra bastante relevante, especialmente, na Região Amazônica, em que as distâncias para o transporte de resíduos tornam complexo esse processo de reaproveitamento”, explicou.

O 2º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade e a cerimônia de entrega do Prêmio Socioambiental Chico Mendes, serão realizados no dia 24 de novembro no Clube Sírio em São Paulo.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505