07/10/2015 17h33 - Atualizado em 7/10/2015 17h33

Estratégia de Saúde da Família avança na implantação de testes rápidos na zona Sul

Nesta quarta-feira a Semsa iniciou uma oficina de capacitação.
Foto: Assessoria/Semsa
Foto: Assessoria/Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta quarta-feira, 07, uma oficina de capacitação de 60 profissionais em Testagem Rápida e Aconselhamento para HIV, sífilis e hepatite B e C. O público alvo prioritário são enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), na zona Sul de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que a nova capacitação busca continuar o processo de ampliação da oferta do serviço, facilitando o acesso da população aos exames. “A ampliação dos testes rápidos para a ESF é para facilitar o diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites, o que é essencial para quebrar a cadeia de transmissão das doenças”, destacou.

O teste rápido já é oferecido em 73 Unidades de Saúde em Manaus (UBSs), incluindo 19 equipes da Estratégia Saúde da Família. Na zona Sul, 19 UBSs oferecem o serviço, entre elas, cinco são Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Com a nova capacitação, a meta é ampliar a oferta do teste rápido para mais 17 equipes da ESF que atendem na zona Sul.

A técnica responsável pelo Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), assistente social Ivamar Moreira da Silva, afirmou que a oferta do teste rápido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família é uma forma de levar o serviço para mais próximo da população.

“Cada equipe de Saúde da Família atua de modo a formar um vínculo com a comunidade, tendo responsabilidade sanitária por um território específico e um grupo cadastrado de pessoas. Essa proximidade permite uma efetividade maior no acompanhamento da saúde da população, um monitoramento mais adequado e a busca ativa dos pacientes. Além disso, o vínculo com as famílias facilita o acesso dessa população aos exames”, explicou.

A capacitação será encerrada nesta quinta-feira, 8, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Japiim, no conjunto 31 de Março, no bairro Japiim, com as orientações práticas para a aplicação do teste rápido. Na parte teórica, palestras sobre a “Importância do Aconselhamento pré e pós-teste”, “Legislação que Normatiza os Testes Rápidos” e “Assistência Farmacêutica”.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505