02/10/2015 14h47 - Atualizado em 2/10/2015 14h47

Exposição inédita contará a história do Teatro Amazonas

A mostra estará no Manauara Shopping até o dia 31 de outubro.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Inédita e histórica, a exposição “Teatro Amazonas – A Glorificação das Artes”, que fica em exibição até o dia 31 de outubro, no piso Castanheiras do Manauara Shopping é um passeio pela história do Teatro Amazonas através de imagens, maquete, livros, sons e a reprodução das plantas de construção do monumento.

Realizada pelo Manauara Shopping e pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, a mostra foi especialmente concebida e montada para celebrar os 346 de Manaus, que serão comemorados dia 24 de outubro.

“É um presente do Manauara Shopping para a cidade, seus moradores, nossos clientes. Reviver essa história é saber valorizar o patrimônio cultural e histórico de Manaus”, explica o superintendente do Manauara Shopping, Rodrigo Galo.

Logo na entrada da exposição o visitante se surpreende, com um painel com a imagem que reproduz a visão que se tem quando está no centro do palco do Teatro Amazonas, e uma vitrine com cortinas de teatro, fazendo com o que o visitante se sinta o artista em pleno espetáculo.

O passeio inicia com painéis com a foto mais antiga que se tem notícia do Teatro Amazonas, construído no início do século 20. Ao lado, as plantas do projeto arquitetônico da cúpula e uma linha do tempo mostram a evolução da obra e fatos importantes ocorridos no prédio.

O tour segue para uma sala de projeção de um vídeo quenarra os fatos mais relevantes da vida política de Eduardo Ribeiro, o mais célebre governador do Amazonas e o responsável pela construção do Teatro Amazonas.

O visitante se depara, ainda, com peças originais que fazem parte do acervo do Museu do Teatro Amazonas e que, pela primeira vez, estão expostas em outro local: escarradeiras e lava mãos de porcelana, placas de sinalização dos camarotes, escamas de madeira que formam a cúpula do teatro e sapatilhas de bailarinos famosos que se apresentaram no palco do Teatro Amazonas, como Mikhail Baryshnikov.

Mais adiante, um pequeno palco reúne vestimentas utilizadas em espetáculos de óperas, inspirada na Belle Èpoque, e cadeiras originais do Teatro Amazonas, recobertas de veludo carmim.

“Essa exposição que enaltece a importância artística, cultural, histórica e turística do Teatro Amazonas”, explica o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga.

Com acessibilidade total, uma TV exibe um vídeo com o conteúdo da exposição narrado em LIBRAS. E um leitor digital de livros disponibiliza documentos e registros importantes do Teatro Amazonas.

A exposição, que tem entrada gratuita, está montada no piso Castanheiras, próximo a entrada pela avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), e funciona no mesmo horário do Manauara Shopping.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505