28/10/2015 16h28 - Atualizado em 28/10/2015 16h28

Gincana de Língua Portuguesa e Matemática prepara alunos para a Prova Brasil

A avaliação ocorre entre os dias 3 a 13 de novembro.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pensando no bom desempenho e no resultado positivo dos alunos da rede municipal de ensino que estudam em escolas na zona Sul e que serão submetidos à Prova Brasil, entre os dias 3 a 13 de novembro, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde de terça-feira, 27, uma gincana de língua portuguesa e matemática. A atividade aconteceu no auditório da DDZ, zona Sul, e envolveu mais de 70 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de dez escolas que pertencem àquela área.

A chefe da DDZ Sul, Jecicleide de Oliveira Nascimento, explicou que a atividade surgiu a partir de ações que a divisão realiza em suas escolas para preparar os alunos para a Prova Brasil, em especial. Descreveu ainda que estas atividades envolvem simulados e ‘aulões’.

“No decorrer do ano, fizemos uma série de atividades para preparar os alunos para a avaliação e reforçar o conteúdo dado em sala de aula. Daí surgiu a ideia de fazer um evento mais abrangente, que reunisse alunos de várias escolas, em uma disputa saudável, agradável, envolvendo as disciplinas-base dessa avaliação”, disse ao destacar que objetivo foi preparar e oferecer aos alunos o conhecimento destas matérias de uma forma atrativa e participativa.

Uma das coordenadoras do evento, Alina Bindá explicou que a gincana envolveu um grande simulado. Ao todo, segundo ela, foram realizadas cinco rodadas com sete perguntas de língua portuguesa e sete de matemática. As perguntas foram tiradas do 1º, 2º e 3º bimestre da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e dos principais descritores que fazem parte do conteúdo programático da Prova Brasil.

Os alunos que participaram do momento de perguntas e respostas foram escolhidos pelo bom rendimento escolar, em relação ao 1º, 2º e 3º bimestre. Além disso, foram selecionados pelo bom desempenho em simulados internos, pela assiduidade, interesse pelo estudo e participação em sala de aula.

Umas das competidoras, que participou da atividade de caráter pedagógico, foi a aluna Emiliy Luani, do 9º ano, da Escola Municipal Francisca Pereira. Ela foi selecionada, por meio de simulado interno. A estudante frisou que com a gincana conseguiu absorver mais assuntos contidos nas matérias trabalhadas da atividade, em especial, em matemática, que até então sentia uma certa dificuldade para compreender.

“A gincana foi importante. Com ela pude adquirir mais conhecimento a respeito da língua portuguesa, que adoro e, passei a entender com mais precisão assuntos relacionados à matemática, que antes não conseguia aprender e tinha uma enorme dificuldade para assimilar. Por isso, para mim foi muito válida”, ressaltou.

Como reconhecimento pela dedicação foi entregue, na ocasião, certificado de missão honrosa aos 20 professores de língua portuguesa e matemática que prepararam os alunos para a competição. Além disso, foi entregue medalhas a todos os estudantes que participaram do evento. Os alunos que mais pontuaram na gincana foi entregue medalhas de 1º, 2º e 3º lugar, além das respectivas escolas dos alunos campeões.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505