14/10/2015 12h13 - Atualizado em 14/10/2015 12h13

Golpe no WhatsApp usa McDonald’s para roubar dados

Foto: Brent Lewin/Bloomberg
Foto: Brent Lewin/Bloomberg

Hackers estão enviando mensagens falsas do McDonald’s para roubar informações de usuários do WhatsApp. Esse golpe, segundo pesquisadores do Laboratório da ESET, está sendo aplicado, principalmente, no Brasil.

Para arrancar os dados dos brasileiros, os criminosos enviam uma mensagem pelo aplicativo convidando a pessoa para participar de uma pesquisa. Nela, o usuário precisa responder a quatro questões e, no final, fornecer o seu endereço de e-mail.

Os hackers prometem que, se a pessoa compartilhar a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp, ela irá ganhar um cupom de desconto no valor de 500 reais.

Porém, ao terminar o processo, os criminosos já conseguiram acessar informações da pessoa e, com isso, conseguem aplicar outros golpes. E, é claro, o usuário não recebe nada.

De acordo com os pesquisadores, os servidores envolvidos na armadilha estão em DNS e hospedados na República da Moldávia.

Não confie
Muitos usuários caem em golpes como esse, pois os hackers conseguem conquista-los com produtos e serviços de marcas conhecidas.

“Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil, em um comunicado.

No caso desse golpe relacionado ao McDonald’s, os hackers ganham a confiança do usuário devido ao uso de uma ferramenta de geolocalização. Ela permite que criminosos utilizem o endereço IP do aparelho móvel para encontrar a pessoa e saber qual é a loja mais próxima. Assim, como o local existe, o usuário realmente acredita que o desconto é real.

Fonte: Exame.com

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505