30/10/2015 09h40 - Atualizado em 30/10/2015 09h46

Governo planeja aplicar R$ 69,9 bilhões no AM até 2019

Valor é referente aos investimentos e despesas dos próximos quatro anos previstas no PPA.
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Foto: Robervaldo Rocha/CMM

O Plano Plurianual 2016-2019 do Governo do Amazonas prevê um plano de investimentos e despesas para os próximos quatro anos no total de R$ 69.937.712.608. A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e teve o prazo para apresentação de emendas prorrogado na última quinta-feira. Os deputados terão até terça-feira para apresentar propostas ao PPA, segundo o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD).

Segundo informações da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), responsável pela elaboração do PPA, o plano é baseado na previsão orçamentárias para os próximos quatro anos, considerando as projeções de despesas, e de recursos necessários aos projetos do Estado que estão em execução, previstos, ou prontos para ser executados.

Após a apresentação de emendas, a Comissão de Finanças terá dez dias para analisar as propostas e emitir parecer. Depois disso o projeto estará pronto para ser analisado e votado em plenário.

Algumas emendas já foram apresentadas ao projeto, parte delas colhidas em audiência pública realizada, na última quarta-feira (28) pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da ALE-AM, presidida pelo deputado José Ricardo Wendling (PT). Na reunião presidentes diversas entidades da sociedade civil falaram e entregaram propostas para emendas ao PPA.

Entre as propostas estão: priorizar a construção de casas populares no Amazonas; prosseguimento da pavimentação da Avenida 7 de Maio, no bairro Santa Etelvina; criação do ‘cheque construção’, para as pessoas que têm terrenos construírem as suas casas; ampliação de políticas públicas para a juventude; prioridade para a convocação dos concursados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam); reinserção das pessoas com hanseníase na sociedade e mais políticas de conscientização nessa área; programas e ações para combater e prevenir a violência contra crianças e adolescentes.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505